A AMD acaba de atualizar sua linha de processadores FX com oito núcleos. O destaque é, inquestionavelmente, o FX-9590, que eles dizem ser o “primeiro processador de 5 GHz” do mundo.

Não se trata de overclock: esta é a velocidade nominal do CPU, e este é o primeiro processador de 5 GHz disponível comercialmente para PCs. (A IBM vende processadores POWER7 com esse clock, mas para servidores.)

Ele não roda sempre a essa velocidade, no entanto: essa é a taxa “Max Turbo”, atingida quando o sistema Turbo Core 3.0 é ativado e o sistema estiver sob demanda intensa de algum programa ou jogo.

Usando overclock e um bom resfriamento, chips da AMD podem ultrapassar 8 GHz. Mas vale notar: se o overclock danificar seu novo FX-9590, a AMD tem uma política de não substituí-lo, mesmo que você use as ferramentas fornecidas pela própria empresa.

Além disso, não está claro se o novo chip de 5 GHz é mesmo tão rápido assim: teremos que esperar pelos benchmarks, mas chips com a mesma arquitetura e clock levemente menor mal conseguem disputar contra um Core i5.

A AMD também anunciou hoje o FX-9370, com oito núcleos de 4.7 GHz. Ele será lançado junto ao FX-9590 em computadores pré-montados – da MAINGEAR, por exemplo – no terceiro trimestre. O processador separado chega pouco tempo depois. Por enquanto, a AMD não revela preços. [AMD via SlashGear e Engadget]