Ana de Armas, Anitta e mais: 5 latinas que brilham no Dia Internacional da Mulher

Neste Dia Internacional da Mulher, saiba mais sobre as 5 latinas que estão dominando os holofotes nos cinemas e na música em 2023
ana de armas mulheres latinas dia da mulher
Ana de Armas - Imagem: Reprodução/007 - Sem Tempo para Morrer

Nesta quarta-feira, 8 de março, o mundo celebra o Dia Internacional da Mulher. A data foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, mas suas origens remontam ao início do século 20. Quem propôs transformar a data em um evento internacional foi a política alemã Clara Zetkin, ativista feminista e marxista.

whatsapp invite banner

Ao redor do mundo, diversas mulheres vêm ganhando destaque em suas áreas de trabalho. E o mesmo acontece na América Latina. Neste dia da mulher, o Giz Brasil selecionou 5 artistas mulheres latinas que estão dando o que falar em 2023. Veja:

Ana de Armas

Nascida em Havana, Cuba, Ana de Armas é a quinta latina a concorrer ao Oscar de Melhor Atriz. Com “Blonde”, ela se junta a Fernanda Montenegro, Salma Hayek, Catalina Sandino Moreno e a Yalitza Aparicio. O controverso filme inspirado em Marilyn Monroe foi aplaudido de pé por 14 minutos no Festival de Cinema de Veneza em 2022.

Anitta

A carioca Larissa de Macedo Machado, Anitta, pode não ter vencido o Grammy Awards, mas fez história como a segunda brasileira a concorrer na categoria “Best New Artist” (Melhor Artista Novo, em tradução livre), depois de Astrud Gilberto, de “Garota de Ipanema”.

Em agosto do ano passado, ela levou o prêmio de Melhor Videoclipe Latino por “Envolver”, no Video Music Awards 2022 (VMA’s) da MTV. Anitta também se tornou a primeira brasileira indicada solo na premiação, bem como a primeira brasileira a vencer um VMA e a primeira a se apresentar no palco principal do evento. O ano sainda promete para ela!

https://www.youtube.com/watch?v=wNj3FInCBrw

Shakira

Em janeiro, a traição do ex- jogador de futebol espanhol Gerard Piqué rendeu à cantora colombiana Shakira um recorde musical. O sucesso BZRP Music Sessions #53, em parceria com o produtor musical argentino Bizarrap, cheio de indiretas da artista ao ex-marido, foi a mais rápida canção em espanhol a alcançar 100 milhões de visualizações no YouTube, em pouco mais de 48 horas. Tudo graças a uma geleia, né?

Karol G

Outra colombiana que está com tudo é Karol G. Neste domingo (5), ela se tornou a primeira mulher latina a emplacar um álbum totalmente em espanhol no topo da Billboard 200. A cantora também colocou nove faixas de “Mañana Será Bonito”, na Hot 100.

Como não bastasse, no fim de fevereiro, Karol G lançou uma parceria com Shakira, “TQG”, com alfinetadas a Piqué e ao rapper porto-riquenho Anuel AA, ex-namorado de Karol. “TQG” chegou à segunda posição nas músicas mais escutadas no Spotify Global e seu videoclipe conta com mais de 160 milhões de visualizações no YouTube.

Bruna Marquezine

Este ano, em agosto, a pequena Salete de “Mulheres Apaixonadas”, Bruna Marquezine, de Duque de Caxias, no Rio, vai oficialmente conquistar o mundo. A atriz vai estrear ao lado de Xolo Maridueña em “Besouro Azul”, novo filme da DC Comics sobre um adolescente que ganha superpoderes quando um escaravelho se prende à sua coluna. O longa ainda não tem trailer oficial.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas