A próxima versão do sistema operacional Android, o Android 13, irá notificar os usuários todas as vezes que um aplicativo estiver gastando bateria excessivamente.

O Google ressalta que o aviso não será exibido quando um aplicativo em primeiro plano estiver sendo executado. O alerta será mostrado apenas quando o aplicativo estiver consumindo energia em segundo plano — ou seja, quando você esquecê-lo aberto.

Algumas categorias de aplicativos não serão atingidos pelo novo recurso, tais como: aplicativos do sistema ou aplicativos vinculados ao sistema; aplicativos em versão demo; aplicativos de VPN e apps que o usuário configurou para o sistema não alertar sobre o consumo de bateria, além de outros que são detalhados no blog do Google.

Caso o Android 13 detecte que um aplicativo está executando um aplicativo em primeiro plano por pelo menos 20 horas em um espaço de 24 horas, notificará o usuário que o serviço está sendo executado por muito tempo. Se o usuário tocar na notificação, ele será redirecionado para as Configurações, para para ter informações sobre o consumo e gerenciar o aplicativo em questão.

O recurso faz parte de esforços do Google para garantir um consumo mais eficiente de energia nos dispositivos Android. Essa preocupação começou a ser demonstrada no Android 12, quando o Google fez alterações no modo de funcionamento dos aplicativos em segundo plano.

O Google começou a notificar o usuários sobre os aplicativos que gastam muita bateria no Android 8, mas naquela versão os usuários eram bombardeados a todo momento com notificações sobre consumo de energia. A versão do Android 13 deste recursoé mais rápida e está bem mais refinada. O sistema irá enviar notificações apenas uma vez por dia para os usuários, evitando incômodos.