Agora será possível encontrar celulares Android perdidos mesmo se eles não tiverem conectados à internet — assim como acontece com o iPhone. O recurso deve chegar na atualização do Android 15, que será apresentada oficialmente no evento Google I/O 2024, em 14 de maio.
Segundo o site Android Police, as funcionalidades offline do “Encontre Meu Dispositivo”, do Google, podem ficar disponíveis nos celulares Pixel 9 e Pixel 8, com Android 15, no primeiro momento. Outros celulares Android vão auxiliar na criação da rede de localização, mas somente enquanto estiverem ligados.
Para o recurso funcionar, é preciso que o celular tenha componentes específicos. Por isso, nem todos os dispositivos Android conseguirão aparecer offline no rastreamento. Aparelhos como o Pixel 7 ou o Pixel Fold não devem receber a função, por exemplo.
Na prática, os smartphones compatíveis com a localização offline mantém ativo o tempo todo uma espécie de rastreador que funciona por Bluetooth, mesmo quando o aparelho está desligado. Esse rastreador emite sinais captados por outros celulares nas proximidades, fornecendo a localização ao proprietário.
A função se parece bastante com o “Buscar Meu iPhone”, da Apple. Vale mencionar que todos os modelos a partir do iPhone 11 já têm a tecnologia e aparecem no rastreamento, mesmo desligados.
Ainda de acordo com o Android Police, o recurso demorou para chegar ao Android por causa da Apple. Pelo que parece, o Google estava esperando a marca da maçã terminar as especificações de rastreamento de dispositivos perdidos em todas as plataformas, independentemente do sistema operacional.
Android 15 chega no terceiro trimestre de 2024
A expectativa é que o Android 15 fique disponível no terceiro trimestre desde ano, segundo o cronograma do Google. A empresa já liberou a primeira prévia para desenvolvedores e marcou a chegada da primeira versão beta para abril.
Outra novidade que deve chegar com o Android 15 é o novo Bluetooth Auracast. O recurso avançado permite o compartilhamento de áudio sem fio com pessoas próximas, sem necessidade de emparelhamento. Com ele, é possível, por exemplo, ouvir uma playlist sincronizada com um ou mais amigos durante uma viagem, com cada um utilizando o próprio dispositivo de saída de áudio.