A partir desta segunda-feira (7), aparelhos Androids equipados com a versão Marshmallow receberão uma atualização (6.0.1) que trará novos emojis. Fazem parte deste seleto grupo apenas 0,3% dos aparelhos, que já contam com a última versão do Android e são elegíveis. Na prática, receberão apenas os dispositivos Nexus. Ainda não há previsão para as demais versões.

Esses novos emojis fazem parte do conjunto Unicode 8. Na prática, isso só vai facilitar a comunicação, por exemplo, entre dispositivos iOS (que já contam com essa padronização) e Android. Por não terem esses emojis, mensagens de texto enviadas de iPhones com versão 9.0.1 para aparelhos do robôzinho ficam sem exibir corretamente os símbolos novos — isso não acontece com o WhatsApp que adota os emojis desenhados pela Apple por padrão.



>>> Como um emoji é criado, e quais ainda estão por vir
>>> Bacon e selfie estão entre os 38 novos emoji que chegam em 2016

Dentre os mais de 200 novos símbolos, os usuários do Android 6.0.1 poderão usar, por exemplo, o emoji com o dedo do meio, o do burrito, o do Spock, entre muitos outros. Além dos novos, vários foram redesenhados.

emojisandroid

A notícia é boa, pois mostra o comprometimento do Google em atualizar os padrões de sua plataforma. Só não é legal o sistema de atualizações do Android, que depende da boa vontade das fabricantes em testarem os updates, colocarem com suas modificações e depois disponibilizarem para os usuários. Esse processo todo costuma levar meses. Quanto mais modificado pelo fabricante o sistema é, maior costuma ser o tempo para liberação.

Neste caso, em específico, é até ok —pois emojis não são a coisa mais importante de um smartphone. Agora, em casos de melhorias de segurança, essa defasagem em atualizações faz a diferença. Tanto é que o sistema está sempre entre os que são mais vulneráveis a ataques — em parte, isso ocorre pela demora nas atualizações.

Imagem do topo via Phandroid.