Animal que inspirou “Shrek” faz 30 anos e passa por problemas de saúde

Em 1999, o animador 3D Rex Grignon levou uma equipe da DreamWorks para estudar o animal e criar o personagem
Perry, animal que inspirou personagem de "Shrek", completou 30 anos
Imagem: Barron Park Donkey Project/Reprodução

Na semana passada, mais de 200 pessoas foram celebrar o aniversário de 30 anos do mini burro Perry, animal que inspirou o personagem da franquia de filmes “Shrek”. Muitas das pessoas que estiveram na comemoração em Palo Alto, na Califórnia, nos EUA, estão ajudando os donos do animal a pagar os custos médicos do burrinho.

whatsapp invite banner

De acordo com o Washington Post, Perry tem artrite severa e doença de Cushing, recorrendo à acupuntura para aliviar as dores. Perry vive com mais dois animais, também com sérios problemas de saúde e com idades relativamente avançadas, no Cornelius Bol Park, um pasto localizado em um parque de Palo Alto.

Inspiração para “Shrek”

Perry vive no parque desde 1997, após ser abandonado pelo dono. Porém, dois anos depois, veio a fama. Em 1999, Rex Grignon, animador 3D, natural de Palo Alto, levou uma equipe da DreamWorks para estudar o animal e criar o personagem mais adorado de “Shrek”. 

Segundo Grignon, o animador precisava de referências sobre como os burros se movem e o encontro com Perry gerou a inspiração que faltava. Ao todo, 25 animadores ficaram no parque observando Perry e replicando seus movimentos em desenhos.

“Gravamos um vídeo dele se movendo pelo local e fizemos vários desenhos. A gente já tinha criado o personagem ‘Burro’. Mas queríamos descobrir o que faz de um burro um burro, então foi ótimo observar o Perry se mover”, diz o animador.

As pessoas que estavam no aniversário de 30 anos de Perry acompanham o animal desde quando “Shrek” se tornou um sucesso no cinema. Além disso, Jenny Kiratlimm, responsável pelos animais do local, afirma que membros da comunidade de Palo Alto comemoraram quando “Shrek” ganhou o Oscar de Melhor Animação em 2002. De acordo com ela, o modo que o Burro caminha é bastante similar ao de Perry.

Além disso, é essa comunidade que cuida de Perry e luta para obter mais doações do governo para tratar da saúde do animal e de seus companheiros. Os custos de saúde são mais caros conforme a idade do animal. No ano passado, o gasto total com os três burros chegou a casa dos 40 mil dólares, segundo Kiratli.

Além de Kiratli, 30 voluntários cuidam de Perry e dos outros dois burros. Eles contam com um orçamento de US$ 25 mil de doações, para comida, tratamento médico e outros cuidados.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas