Ciência

Anvisa aprova uso de Baricitinibe contra queda de cabelo

Conhecido pelo nome Olumiant, medicamente serve ao tratamento da alopecia areata, doença inflamatória que provoca a queda de cabelo
Imagem: Freepik/Reprodução

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso de Baricitinibe para o tratamento da alopecia areata, doença autoimune que causa queda de cabelo.

O remédio, que é conhecido pelo nome comercial de Olumiant, já é usado contra artrite, dermatite e Covid-19. Agora, poderá ser usado também em pacientes adultos com o quadro grave da doença para o tratamento em todo o corpo.

O preço, entretanto, não é dos mais convidativos. O medicamento é fabricado pela farmacêutica norte-americana Eli Lilly e o preço pode ultrapassar R$ 5 mil.

Ano passado, a agência regulatória de saúde dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês), também aprovou a indicação do Olumiant para a alopecia areata.

Uma pesquisa da uma Universidade de Yale mostrou que 22% dos pacientes que receberam 2 mg do medicamento e 35% dos que receberam 4 mg alcançaram uma recuperação satisfatória dos cabelos.

Por outro lado, apenas 5% dos pacientes (de um total de 189) dessa mesma pesquisa que receberam placebo (substâncias inertes) apresentaram o mesmo resultado.

O que é a areata

A alopecia areata é uma uma doença inflamatória que provoca a queda de cabelo. Trata-se de um problema diferente da alopecia androgenética, a calvície herdada e mais comum na população.

Além disso, diversos fatores estão envolvidos no seu desenvolvimento, como a genética e a participação autoimune. Assim, com o desenvolvimento da doença, os fios começam a cair resultando mais frequentemente em falhas circulares sem pelos ou cabelos.

Ela acomete de 1% a 2% da população, afeta ambos os sexos. O distúrbio pode surgir em qualquer idade, embora em 60% dos casos seus portadores tenham menos de 20 anos.

Assine a newsletter do Giz Brasil

Gabriel Andrade

Gabriel Andrade

Jornalista que cobre ciência, economia e tudo mais. Já passou por veículos como Poder360, Carta Capital e Yahoo.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas