Tecnologia

Time revela melhores invenções de 2023: lista traz remédio de Alzheimer e bateria imortal

O Giz Brasil selecionou a melhor invenção do ano, por categoria, da lista de 2023 da revista Time; confira os detalhes
Imagem: Reprodução/Time

Todos os anos, a revista norte-americana Time seleciona as 200 melhores invenções do ano, divididas em categorias como aplicativos, fitness, sustentabilidade e mais. Este ano, o Giz Brasil selecionou algumas das mais interessantes. Os destaques incluem uma bateria que não acaba nunca, medicamento para Alzheimer e até um teste de gravidez diferenciado.

Confira as principais invenções de 2023 abaixo, segundo a Time:

Acessibilidade

Com acessórios para pulso e tornozelo, a mochila tátil “Music: Not Impossible” permite que pessoas surdas frequentem shows e sintam a música em sua pele. Eles foram testados este ano no Lincoln Center, em Nova York, e no festival “South by Southwest”.

Inteligência artificial

Incêndios florestais, como os que afetam a Amazônia, por exemplo, são um grande problema ao redor do mundo. A fim de resolvê-los, o AlertCalifornia, programa da Universidade da Califórnia, nos EUA, usa inteligência artificial para detectar fumaça e indícios precoces de incêndio, com mais de 1.050 câmeras em florestas no estado, e alertar o corpo de bombeiros. Em seus primeiros dois meses, o sistema identificou corretamente 77 incêndios.

Aplicativos e software

Assim como as farmácias, aplicativos de calendário menstrual também já foram acusados de compartilhar dados de saúde de usuários com empresas. Por isso, para garantir a privacidade de informações íntimas, o app Flo lançou uma opção gratuita de “Modo Anônimo”, que dissocia “as informações de saúde da identidade”.

Realidade Aumentada e Realidade Virtual

Com a plataforma “SurgicalAR”, da Medivis, cirurgiões podem usar um headset de realidade aumentada que fornece uma orientação visual com dados do corpo do paciente, facilitando cirugias e procedimentos e, assim, reduzindo erros. A novidade já está em funcionamento em hospitais como o MD Anderson Cancer Center em Houston, nos EUA, por exemplo.

Beleza

Após descobrir que terapia a laser de baixa intensidade pode rejuvenescer a pele em até 20 anos, o diretor científico da Lyma, Paul Clayton, revolucionou as tecnologias anti-idade. O laser portátil de uso doméstico Lyma funciona no rosto ou no corpo, estimulando a produção de colágeno e limpando cicatrizes, rosáceas e rugas em apenas 15 minutos de aplicação por dia.

Eletrônicos de consumo

O direito de reparo está em alta, e a Nokia está tornando isso possível com seus celulares. O novo Nokia G22 vem com uma pequena chave de fenda para ajudar o consumidor a substituir a tela, a porta de carregamento ou a bateria em minutos. Saiba mais nesta matéria do Giz Brasil.

Design

A startup Zellerfeld está usando impressoras 3D para criar sapatos a partir de digitalizações dos pés de cada comprador – e tudo isso pelo smartphone. Os pares são feitos inteiramente de poliuretano termoplástico, facilitando a reciclagem com um só material. E o melhor: no final de sua vida útil, os sapatos podem ser devolvidos para a empresa para se transformarem em novos designs.

Experimental

Já imaginou não precisar ficar com o celular preso na tomada? A fabricante chinesa de eletrônicos Oppo projetou o Oppo Zero-Power Tag, um dispositivo de rastreamento leve que transmite informações como localização e temperatura, coletando a pouca energia necessária de fontes ambiente, como ondas de rádio, luz e calor, por exemplo. A ideia é que a tecnologia seja comercializada em 2024, para futuramente ser aplicada a pequenos dispositivos.

Fitness

Aprovado pela agência reguladora dos EUA, a FDA (Food and Drug Administration), o macacão catalisador da Katalyst promete fornecer os benefícios de um treino de força de duas horas em apenas 20 minutos. Como? Ele usa estimulação elétrica muscular de corpo inteiro (e-stim), ativando o dobro do número de fibras musculares do que o padrão.

Comida e bebida

Em 2020, a startup Good Meat lançou seu frango cultivado em biorreatores – sem necessidade de abate, com menos emissões e gosto de carne -, seguida pela rival Upside Foods. No entanto, foi só este ano, em junho, que o Departamento de Agricultura dos EUA autorizou a venda carne cultivada pelas empresas no país. No Brasil, opções semelhantes aguardam a aprovação da Anvisa.

Energia verde

Semelhante a um pequeno carro, o robô de energia solar Jackery Solar Mars Bot usa inteligência artificial, tecnologia de direção autônoma e sensores de luz para se mover em busca da luz solar ideal. Ele armazena a energia em sua bateria de 5 quilowatts-hora (suficiente para abastecer um apartamento de dois a três dias).

Doméstico

detectados no sangue humano, os microplásticos estão se tornando um problema cada vez maior – e cerca de 15% deles vem de tecidos sintéticos. Para ajudar a combatê-los, a Samsung criou o Filtro Menos Microfibra, que filtra microplásticos do poliéster e de outros tecidos, impedindo-os de chegar a estações de tratamento de água e no mar. Compatível com máquinas de lavar de qualquer marca, o equipamento deve ser conectado a uma linha de drenagem e já está disponível em alguns países.

Cuidados médicos

O Leqembi é o segundo medicamento aprovado pela FDA para o tratamento da doença de Alzheimer. Em estudos, ele retardou o declínio cognitivo em testes e tarefas da vida diária em 27% em relação ao placebo. O medicamento reduz o acúmulo de proteína amilóide no cérebro, que compromete a função cerebral. Os pacientes o recebem por via intravenosa uma vez a cada duas semanas, em um centro de infusão.

Ao ar livre

O alimentador de pássaros com wi-fi Bird Buddy tem uma câmera discreta que tira fotos e vídeos de alta qualidade de pássaros e os envia para o seu telefone. Mas o mais interessante é que, através de inteligência artificial, ele consegue identificar mais de mil espécies.

Paternidade

O SensAlert é um assento de carro removível da fabricante Doona. Ele usa sensores para detectar a presença de uma criança, impedindo que os pais as esqueçam no banco de trás do carro em dias quentes, por exemplo. O equipamento aciona alertas através de conexão via Bluetooth com smartphones.

Produtividade

A inteligência artificial Clipboard AI extrai todas as informações de um documento e as cola diretamente nos campos corretos de um formulário. A tecnologia está disponível para experimentação do público gratuitamente e promete poupar muito tempo dos trabalhadores de escritório.

Reutilizar e reciclar

O filme elástico de silicone reutilizável de 3 mm da W&P substitui plástico e papel alumínio para cobrir alimentos na cozinha sem gerar desperdício. De acordo com a marca, é seguro para usar no forno, micro-ondas, máquina de lavar louça e freezer.

Robótica

Detritos espaciais, como satélites antigos e cápsulas de foguetes, podem ser um problema, atrapalhando missões como a do James Webb, mas a empresa suíça ClearSpace descobriu uma solução para isso. O ClearSpace-1 é um drone com garras robóticas capturar detritos na órbita da Terra. Após a captura, ele diminui sua velocidade, caindo na atmosfera do planeta e queimando com o lixo.

Sustentabilidade

O oceano e a atmosfera estão em equilíbrio de dióxido de carbono. Pensando nisso, a startup de remoção de carbono Equatic. usa um processo de eletrólise para enviar uma corrente elétrica pela água do mar, removendo o carbono e transformando-o em uma forma mineral sólida. Assim, a água consegue absorver mais carbono do ar, reduzindo seu excesso na atmosfera. Além disso, o processo também cria hidrogênio, um combustível limpo.

Transporte

Revolucionário como os táxis voadores da China, o Ryse Recon é um helicóptero individual que voa usando inteligência artificial. Quando estiver pronto para pousar, o botão “Aterrissar agora” faz tudo sozinho – até mesmo pousar na água. Seu objetivo principal é ajudar pecuaristas e agricultores a alcançar partes de suas terras de difícil acesso.

Bem-Estar

Os testes de gravidez que usam urina existem há mais de 3.200 anos, de acordo com a Time. Contudo, para oferecer uma opção mais prática e agradável, a empresa de biotecnologia Salignostics desenvolveu um teste de gravidez por saliva. O Salistick detecta o hormônio gonadotrofina coriônica humana beta em 10 minutos, com 95% de precisão, e já está disponível no Reino Unido.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas