A SpaceX, empresa aeroespacial do bilionário Elon Musk, pretende lançar o quarto teste de voo da Starship nesta quinta-feira (6). O lançamento vai ser com a ajuda do maior e mais poderoso foguete do mundo e deve ocorrer às 9h da manhã.
iPhone 15 com R$850 OFF
Apple iPhone 15 (128 GB) — VerdeA missão, que ainda aguarda aprovação da agência regulatória para acontecer, poderá ser vista ao vivo a partir de 8h30 de quinta, através perfil oficial da SpaceX no X/Twitter. A empresa de Musk diz que a missão “seguirá uma trajetória parecida com a do voo anterior”, só que mudará o foco para “demonstrar a capacidade de retorno e reutilização do Starship e do Super Heavy”.
Isso inclui a abertura e fechamento da porta de carga no espaço e a execução da sua reentrada. Esse lançamento, assim como os três anteriores, será feito a partir da base da empresa no sul do Texas, nos EUA.
Histórico do Elon Musk com a Starship
No teste anterior, a SpaceX conseguiu demonstrar que o o estágio superior da Starship, lançado por seu booster Super Heavy, pode chegar ao espaço, entrar em órbita e iniciar, em seguida, o procedimento de reentrada na atmosfera. Porém, a nave de nova geração se desintegrou no ar, antes da tentativa de um pouso controlado.
iPhone 15 com R$850 OFF
Apple iPhone 15 (128 GB) — VerdeA Starship é uma peça central na visão de Musk para tornar a humanidade multiplanetária. Com quase 120 metros de altura (incluindo o foguete propulsor e a nave), o conjunto foi projetado para transportar cargas pesadas e passageiros para destinos além da Terra. Aliás, durante a missão Artemis 3, a NASA pretende usar uma versão modificada da Starship para pousar na Lua.
Em abril do último ano, a nave decolou pela primeira vez da base da SpaceX, mas ocorreu uma falha durante a separação do Super Heavy da Starship. Por questões de segurança, a empresa enviou um comando para explodir o conjunto em pleno ar.
Na segunda tentativa, o Starship explodiu antes de entrar em órbita, perdendo a comunicação com a Terra. Mesmo assim, o lançamento entrou para a história da exploração espacial como um teste bem-sucedido.
Já em março deste ano, foi a vez do terceiro teste. A nave de nova geração também conseguiu pela primeira vez entrar em órbita, mas não conseguiu fazer o pouso esperado.
O Giz Brasil pode ganhar comissão sobre as vendas. Os preços são obtidos automaticamente por meio de uma API e podem estar defasados em relação à Amazon.