Um aparelho que grava discos de vinil a partir de arquivos de áudio digital em tempo real
Não são poucos os que defendem que o som dos discos de vinil é superior ao áudio digital, e quer saber? Ver os discos girando deixa tudo mais divertido. É comum as pessoas digitalizarem os LPs, mas e se fosse fácil fazer o processo reverso? Um rapaz criou um dispositivo que facilita a gravação de arquivos de áudio em discos de vinil em tempo real.
O Motherboard conversou com o engenheiro alemão Souri Automaten (observação: o sobrenome ele realmente significa “máquinas” em alemão?) durante a SXSW, e aparentemente, ele projetou a primeira encarnação do dispositivo atual há quase 30 anos (observação 2: pelo jeito o site dele não foi atualizado nesse período).
Eis o aparelho em ação:
Diferentemente de outros equipamentos para gravação de discos, a máquina de Automaten é extremamente fácil de ser usada. É isso que a diferencia das demais: praticamente qualquer um pode comprá-la e começar a produzir LPs em casa. Um torno de gravação equipado com uma agulha de diamante faz o corte, e assim que todas as faixas forem preparadas, ele já está pronto para ser tocado. Por US$ 4.000, é bem caro para um hobby, mas, como investimento, pode dar a bandas independentes e pequenos selos uma forma de cortar custos na hora de produzir LPs.
Não seria espetacular ter como criar uma lista de músicas perfeita e gravá-la em vinil para dar para alguém? [Motherboard]