Ontem, a Nokia se aproveitou dos problemas de sinal que afetam o iPhone 4 para lembrar que não há jeito certo de se segurar um Nokia. Isto inclui o E71 também? Porque pelo menos três vídeos mostram que, se você segurar o aparelho cobrindo a parte de baixo com a mão, ele fica sem sinal – tipo o iPhone 4.

No vídeo acima, o cara diz ter uma MicroCell da AT&T – aparelho que melhora a recepção celular dentro de casa – e ainda assim o E71 perde o sinal quando segurado de forma natural, com os dedos tocando a parte inferior esquerda do aparelho. No primeiro vídeo abaixo, o cara segura o aparelho normalmente e o sinal cai; quando ele segura o aparelho de ponta-cabeça, o sinal volta – ou seja, a antena parece estar localizada na parte inferior do aparelho, assim como no iPhone 4, e a mão atrapalha a repepção.

O problema foi documentado já em 2008, quando o E71 foi lançado, e aparentemente só se manifesta em áreas com sinal mais fraco – as barras de sinal do aparelho não refletem com precisão a qualidade da rede onde você está. Aparentemente, este problema atinge celulares que são feitos com muito metal e menos plástico – sua mão acaba interferindo no sinal do celular devido ao material usado para construí-lo.

Ou seja, o problema não é novo e a própria Nokia cometeu o erro, só que agora ele chamou a atenção de todo mundo porque o iPhone está nas mãos de muitos – 1,7 milhão de aparelhos foram vendidos apenas nos primeiros três dias. Mas seria bom se a Apple tivesse aprendido com o erro de 2008 da Nokia, não? [YouTube via Marcelo Eduardo]