Sem sinapses, seus neurônios não poderiam se comunicar e seu cérebro não seria nada além de uma mera bola de carne. A aparência delas era um mistério até agora, e mesmo que seu trabalho seja simples de entender, elas são extremamente complicadas.

Você tem trilhões de sinapses no seu cérebro, e quando você olha mais de perto, cada uma delas é um complexo e insano milagre da natureza. Ela é um pequeno interruptor biológico com tantas nuances que é capaz de deixar você maluco. Usando uma grande variedade de técnicas, como Western blot, espectometria de massa, microscopia eletrônica e microscopia fluorescente de alta-resolução, pesquisadores alemães conseguiram enxergar um pouco melhor esse processo e publicaram recentemente suas descobertas na Science.

ud99ita6eymljumcb4mx

O que você vê acima é uma festa com 300 mil diferentes proteínas dando um rolê numa única sinapse. E há trilhões destas festas rolando neste exato momento no seu cérebro. O que cada uma delas está fazendo especificamente é, claro, super complicado, mas mesmo alguém com meio cérebro consegue apreciar como nossos corpos são complexos. Então, exercite suas sinapses pensando um pouco sobre isso.

Você pode dar um pulinho lá no site da National Geographic para ver um tour em vídeo completamente alucinante. [National Geographic via It’s OK to be Smart]