Durante uma expedição em montanhas colombianas, pesquisadores avistaram uma espécie ultra-rara: o beija-flor asa-de-sabre-de-santa-marta (Campylopterus phainopeplus).
A espécie foi avistada na natureza apenas duas vezes na história: em 1946, quando foi descoberta, e em 2010, quando pousou na rede de pesquisadores, usada para capturar aves para fins científicos.
A equipe formada por cientistas do World Parrot Trust, SELVA e ProCAT Colombia tratou logo de registrar o beija-flor em fotos e vídeos. Afinal, não é todo dia que você encontra um dos pássaros mais procurados do mundo.
O asa-de-sabre-de-santa-marta entrou para a lista de aves mais buscadas do globo em 2021. As instituições Re:wild, American Bird Conservancy (ABC) e BirdLife International desenvolveram o Search for Lost Birds, com o objetivo de salvar espécies que não são vistas na natureza há mais de 10 anos, mas ainda não foram classificadas como extintas.
Não foi por falta de busca. Muitos pesquisadores fotografaram pássaros ao longo da última década e atribuíram as imagens ao animal. Porém, a falta de detalhes, como a cauda da ave na imagem, tornou as fotos inconclusivas.
O beija-flor asa-de-sabre-de-santa-marta é endêmico da Colômbia. Sabe-se que o animal vive na floresta neotropical a uma altitude de 1.200 a 1.800 metros, podendo migrar para pântanos frios em busca de flores durante a estação chuvosa. No entanto, as informações sobre a ave são limitadas, já que poucos espécimes foram estudados até hoje.