No ano passado, o sofisticado conceito Apex 2019 da Vivo (fabricante chinesa de smartphones) nos mostrou como seria um telefone sem portas. Mas agora, a empresa voltou com um dispositivo conceitual ainda mais fantástico, apresentando uma série de inovações potencialmente importantes em todo o dispositivo.

Começando pela frente, o Apex 2020 ostenta uma tela de 6,45 polegadas com vidro curvo que se dobra 120 graus em torno do telefone, o que elimina completamente as bordas dos lados esquerdo e direito que você veria em um telefone normal. A Vivo também diz que, ao mudar a maneira como a borda da tela encontra a armação de metal do telefone na parte de trás, o Apex 2020 oferece uma sensação inédita e sem precedentes.

Agora, como os lados do Apex 2020 são todos de vidro, isso significa que não há espaço para botões físicos e, de fato, não há portas externas ou grandes aberturas em todo o dispositivo. Quando se trata de desbloquear o telefone ou ajustar o volume, a Vivo optou por botões virtuais sensíveis à pressão. E para recarregar o dispositivo, sua única opção é o carregamento sem fio de até 60 watts, que é um grande salto em relação ao carregamento sem fio de 15 watts que você recebe em muitos telefones de última geração.

Ao colocar a câmera frontal do Apex 2020 sob a tela, você não terá que lidar com furos ou entalhes irritantes. Foto: Vivo

Mas talvez uma das inovações mais impressionantes do Apex 2020 seja algo que você não verá: um buraco ou um entalhe para uma câmera frontal. Isso porque a Vivo fez o que Samsung, Huawei e outros tentaram criar por um tempo e colocou a câmera frontal do Apex 2020 sob a tela.

Normalmente, colocar uma câmera abaixo de uma tela não funciona porque, mesmo quando a tela está desligada, a camada de pixels e circuitos na tela de um telefone reduz tanto a quantidade de luz que as fotos acabam ficando escuras e embaçadas. Portanto, para o Apex 2020, a Vivo projetou um novo layout de pixel e circuito e o combinou com um algoritmo que diminui a interferência óptica, permitindo que seis vezes mais luz atinja o sensor da câmera frontal. E sem um entalhe ou furo, você também obtém um verdadeiro dispositivo de tela inteira sem nenhuma distração.

Foto: Vivo

Enquanto isso, para áudio, o Apex 2020 vem com a tecnologia Screen SoundCasting que vibra a tela do telefone para emitir som. Isso é algo que já vimos antes em telefones como o LG G8 e outros, por isso não é realmente um grande avanço, mas eu gosto como esse recurso se encaixa no resto do telefone.

E, na parte de trás, a câmera do Apex 2020 possui duas atualizações significativas: um zoom óptico contínuo e o que a Vivo está chamando de câmera principal estabilizada por gimbal. Em praticamente todos os dispositivos com zoom óptico, os fabricantes de telefones usam várias lentes com distâncias focais fixas e software para criar a ilusão de que você está usando o zoom ao máximo sem problemas.

O Apex 2020 usa vários elementos de vidro para criar uma lente de zoom contínuo mais próxima do que você obteria em uma câmera DSLR ou mirrorless. Foto: Vivo

No entanto, no Apex 2020, a Vivo criou um sistema especial de zoom óptico contínuo com quatro elementos de lente que funcionam mais como uma lente de zoom em uma câmera DSLR tradicional ou mirrorless. E, apesar de ter apenas 6,2 mm de espessura, a Vivo diz que seu sistema de zoom oferece uma ampliação de 5x a 7.5x.

Quanto à câmera principal estabilizada por gimbal do Apex 2020, a Vivo diz que combina o OIS tradicional com dois eixos adicionais de estabilização, para que possa ajustar os movimentos “frente-trás” e “inclinação esquerda-direita”. (OIS tradicional em telefones normalmente lida apenas com estabilização nas direções X e Y.) A Vivo diz que essa configuração foi inspirada na biomecânica do olho de um camaleão, que é capaz de girar rapidamente para rastrear melhor objetos em movimento rápido.

Além disso, o Apex 2020 também vem com algumas outras atualizações bacanas, graças a um recurso de vídeo que permite remover objetos do fundo dos vídeos, como se você estivesse gravando em uma tela verde. E, como vimos no Galaxy Note 10, LG V60 e outros, o Apex 2020 também possui “foco automático de rastreamento de voz” que permite isolar as vozes das pessoas para que sejam mais fáceis de ouvir.

Foto: Vivo

No entanto, por mais elegante que tudo isso pareça, é importante lembrar que o Apex 2020 ainda é um dispositivo conceitual. A Vivo forneceu apenas uma seleção limitada de especificações, detalhando coisas como o chip Snapdragon 865 do Apex 2020, 12 GB de RAM, 256 GB de armazenamento e que roda o Android 10, mas é isso. Mais importante, a Vivo não mencionou nada sobre preço ou disponibilidade, por isso é improvável que este telefone seja colocado à venda.

Ainda assim, vários dos novos recursos que a Vivo colocou no Apex 2020 são realmente interessantes, então espero que a Vivo possa descobrir uma maneira de colocar toda essa tecnologia em algo que possamos realmente comprar.