Após iPhone 14, SMS via satélite chegará aos celulares Android
A norte-americana Qualcomm aproveitou a CES 2023 para lançar a plataforma Snapdragon Satellite, que vai entregar conectividade via satélite para celulares Android. A expectativa é que o serviço comece a funcionar já no segundo semestre deste ano.
A nova plataforma permite enviar mensagens de texto (SMS) por meio da rede Iridium – que conta com 66 satélites em órbita da Terra. Até então, esses satélites eram usados para comunicação por meio de telefones que possuem antenas externas.
A conectividade global via satélite vai funcionar a partir do novo chip Snapdragon 8 Gen 2 – que já pode ser encontrado em aparelhos premium, como o Xiaomi 13, por exempl. O serviço é capaz de funcionar com antenas internas convencionais dos smartphones. Para tal, eles utilizam o espectro de banda L, que é mais resistente a chuva, nevascas e outras intempéries do clima.
Além da Qualcomm e Iridium, é esperado que a Garmin também colabore ao oferecer suporte para o envio das mensagens via satélite. A ideia é que o serviço seja usado para comunicação durante emergências, além do uso em locais remotos ou áreas rurais.
Em setembro, a Apple já havia anunciado que a linha iPhone 14 era capaz de enviar mensagens de socorro via satélite. Porém, o novo serviço anunciado pela Qualcomm parece ser melhor do que o iPhone, pois permite enviar e receber mensagens via SMS e, até mesmo, usar aplicativos semelhantes ao WhatsApp – ao contrário do que o oferecido pela Apple, que só permite enviar mensagens de emergência.
Segundo o UOL, o serviço da Qualcomm será oferecido inicialmente para celulares premium lançados na América do Norte e na Europa. Futuramente, a empresa espera ampliar a oferta dessa plataforma para outros dispositivos, como notebooks, tablets, veículos e outros gadgets, conforme surjam novas redes de satélites.
Além da Apple e Qualcomm, a chinesa Huawei também lançou o seu serviço de comunicação via satélite. Os aparelhos Mate 50 e Mate 50 Pro, por exemplo, também oferecem a plataforma de envio de mensagens de emergência por meio da rede de satélites Beidou, o sistema GPS chinês.