Depois da Netflix proibir o compartilhamento de senhas entre os usuários, parece que a iniciativa acendeu um alerta em outros serviços de streamings. Ao que tudo indica, a Disney também vai adotar uma postura semelhante. Inclusive, o streaming já tem planos de adotar a medida inicialmente na Índia, por meio do serviço Disney+ Hotstar.
Segundo informações da Reuters, duas fontes ligadas à empresa disseram que a Disney planeja implementar uma nova política de limitação de dispositivos, com o objetivo de conter a prática de compartilhamento de senhas. A ideia é alavancar sua rentabilidade em um mercado altamente competitivo, ou seja: gerar maior lucro, assim como a Netflix.
Atualmente, o serviço de streaming Disney+ Hotstar na Índia permite que os usuários Premium façam login em até dez dispositivos simultaneamente. No entanto, a plataforma oficialmente estabelece um limite de quatro dispositivos para o pacote premium e dois dispositivos para o pacote mais barato, chamado Super.
O Disney+ Hotstar testou internamente a aplicação da política e tem planos de começar a implementá-la ainda este ano, com a ideia de limitar os logins em quatro para essas contas, revelou uma das fontes. “Algumas pessoas serão incentivadas a comprar suas próprias assinaturas com novas restrições em vigor”, disse. Até o momento, a empresa não se pronunciou sobre o assunto.
Líder na Índia
A Disney almeja não apenas reduzir o compartilhamento de senhas, mas também estimular uma maior adesão de pessoas pagantes para suas próprias contas, acrescentou a fonte. Dados da indústria dizem que a Hotstar é líder de mercado na Índia, com aproximadamente 50 milhões de usuários.
Por outro lado, outra fonte disse que o Disney+ Hotstar na Índia não aplicou a política de login de quatro dispositivos, pois não queria incomodar os usuários premium. A empresa detectou internamente que apenas 5% dos assinantes que pagam mais caros fazem login em mais de quatro dispositivos. A nova restrição deve se aplicar ao plano mais barato, que limita o uso em dois dispositivos, acrescenta a fonte.
Esse poderá ser um palco para testar medidas que podem ser elevadas aos mercados globais. O Hotstar da Disney liderou o mercado de streaming da Índia entre janeiro de 2022 e março de 2023, com 38% de participação na audiência. Por outro lado, os rivais Netflix e Prime Video detinham 5% cada, mostraram dados da empresa de pesquisa Media Partners Ásia.