Após o Oscar, veja as próximas premiações de 2024 – tem Cannes!
A cerimônia do Oscar aconteceu neste domingo (10), mas a temporada de premiações ainda não acabou. Como tradição anual, o primeiro semestre de 2024 terá mais eventos para celebrar a atuação profissional. No cinema e na televisão, o mês de abril terá outras duas grandes datas. Confira as próximas premiações de 2024:
WGA Awards
Em 14 de abril de 2024, o Writers Guild of America Awards (Associação de Escritores da América), que reúne os sindicatos de roteiristas dos Estados Unidos, chega à sua 76ª edição. Este ano, a diretoria da premiação adiou o evento por mais de um mês devido à greve da categoria.
Os indicados vieram a público em fevereiro. Desta vez, diferente das regras do Oscar, “Barbie” concorre ao prêmio de roteiro original. Na categoria, estão também os filmes “Air”, “Os Rejeitados”, “Segredos de um Escândalo” e “Vidas Passadas”.
Já como roteiro adaptado, a disputa fica entre “Ficção Americana”, “Crescendo Juntas”, “Assassinos da Lua das Flores”, “Nyad” e “Oppenheimer”.
Entre as séries, disputam títulos como “The Crown”, “The Last of Us” e “Succession”, “Abbott Elementary”, “The Bear” e “Only Murders in the Building”. Confira a lista completa aqui.
Na última edição, venceram os prêmios principais os filmes “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo” e “Entre Mulheres”, nas categorias principais de roteiro original e adaptado, respectivamente. Já na televisão, séries como “The Bear” e “The White Lotus” levaram a melhor.
Festival de Cannes
Entre os dias 14 e 25 de abril, a 77ª edição do Festival de Cannes terá a diretora Greta Gerwig, como a presidente do júri. Com isso, ela se torna a segunda mulher cineasta a exercer a função, depois da cineasta neozelandesa Jane Campion, em 2014.
A seleção de filmes deste ano será divulgada apenas no próximo mês. Porém, no ano passado, o indicado ao Oscar “Anatomia de Uma Queda”, de Justine Triet, foi o vencedor da Palma de Ouro. Além disso, em 2023, a seleção dos concorrentes pelo prêmio principal bateu recorde de diretoras mulheres, embora não tenha chegado a 50% das 19 obras.
Além da vencedora, as outras cinco produções femininas eram “La Chimera”, de Alice Rohrwacher; “Club Zero”, de Jessica Hausner; Culpa e Desejo”, de Catherine Breillat; “Banel e Adama”, de Ramata-Toulaye Sy; e “As 4 Filhas de Olfa”, de Kaouther Ben Hania. Relembre cinco grande estreias de Cannes no último ano.