Tecnologia

Após polêmica, Twitch volta atrás e vai restringir a nudez

Plataforma de lives voltou atrás após mudança que flexibilizou regras de conteúdo adulto

Menos de dois dias após a polêmica atualização de diretrizes que passou a permitir “nudez artística” na Twitch, o CEO da plataforma, Dan Clancy, divulgou um comunicado em nome da empresa anunciando um recuo na mudança.

O CEO da plataforma de transmissões ao vivo reconheceu que a plataforma se excedeu ao colocar em vigor as novas políticas. Ele confirmou que, a partir desta sexta-feira (15) as alterações que permitiam nudez estão revogadas, mas a Twitch ainda permitirá jogos com conteúdo sensual.

“A partir de hoje, estamos revertendo as mudanças de nudez artística. No futuro, representações de nudez real ou fictícia não serão permitidas no Twitch, independentemente do meio. Esta restrição não se aplica a jogos classificados para adultos”

Repercussão motivou recuo

A alteração nas regras repercutiu muito mal entre os streamers que produzem conteúdo de games, que temiam uma queda na audiência em razão da crescente onda de conteúdo adulto que passou a tomar conta da plataforma desde a última quarta-feira (13).

Alguns usuários da Twitch denunciaram o fato de categorias como “Just Chatting” e “Art” estarem repletas de conteúdo adulto e nudez explícita sem qualquer propósito artístico.

Na nota, o chefe da empresa afirmou que a mudança nas políticas anunciada na quarta foi fruto de conversas com a comunidade artística, que considerava as regras da empresa limitantes para seu trabalho. O objetivo da atualização foi possibilitar que os artistas pudessem exibir sua arte sem sofrer punições desproporcionais na plataforma.

Clancy revelou que, após a alteração, muitos usuários quebraram as novas diretrizes e foram punidos, mas também reconheceu que alguns conteúdos impróprios circularam livremente porque estavam respaldados pelas novas regras. Ele completou afirmando que isso gerou preocupações na comunidade e também entre os próprios funcionários.

Outra preocupação citada no comunicado foram os conteúdos adultos criados com a ajuda de inteligência artifical.

“As representações digitais de nudez apresentam um desafio único: a IA pode ser usada para criar imagens realistas e pode ser difícil distinguir entre arte digital e fotografia”

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas