Tecnologia

Twitch atualiza diretrizes e passa a permitir nudez; saiba mais

Plataforma gerou polêmica após atualizar políticas de conteúdos sexual
Imagem: Pixabay/Reprodução

Nota da redação: a Twitch voltou atrás e reviu sua decisão de permitir nudez na plataforma no dia 15/12. Para ler sobre a mudança mais recente, clique neste texto aqui.

A plataforma de transmissões ao vivo Twitch atualizou suas diretrizes e flexibilizou as regras sobre conteúdo sexual. Agora, a nudez é permitida, desde que devidamente sinalizada como conteúdo sexual.

Com a nova política em relação ao tema, a plataforma permite materiais que destaquem “deliberadamente os seios, as nádegas ou a região pélvica”, mesmo que totalmente cobertos. A empresa considera que as regras anteriores estavam em desacordo com a indústria e, por isso, penalizou alguns streamers desproporcionalmente.

Além disso, a Twitch também permitirá a exibição de seios ou órgãos genitais e nádegas ficcionalizados. Ou seja, em desenhos ou animações, além de escrita corporal em seios ou nádegas com apresentação feminina.

Outro ponto que gerou bastante polêmica foi a permissão de live streams com danças eróticas “que envolvem ou ato de se despir”, como strip teases, por exemplo. Danças como twerk, grind e pole dance, que antes exigiam sinalização de conteúdo adulto, passaram a ser permitidas sem rótulo.

É importante destacar que a Twitch também alterou as regras referentes a página inicial. Com isso, conteúdos rotulados como temas sexuais não serão exibidos na página principal, independentemente da popularidade do streamer ou do conteúdo em questão.

Como ficam os jogos?

Como a Twitch é uma plataforma predominantemente para transmissão de gameplay, jogos com “nudez, pornografia, sexo ou violência sexual como foco ou recurso principal” são estritamente proibidos, assim como modificações que envolvam nudez ou teor sexual em jogos.

Jogos onde a nudez é exibida, mas sem ser o conteúdo principal, podem ser transmitidos desde que tenha a sinalização de conteúdo para adultos.

O que motivou a mudança?

A mudança vem após onda onda do meta topless, uma prática que foi bastante popularizada pela streamer Morgpie. A modelo apresentava lives supostamente nua, mas sem exibir nenhuma imagem explícita.

A prática durou por alguns dias, já que, aparentemente, Morgpie encontrou uma zona cinzenta nas diretrizes da plataforma e estava imune a punições. No entanto, a Twitch acabou banindo a modelo. A ação foi considerada desproporcional por parte da comunidade, que passou a fazer transmissões semelhantes em manifestação.

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas