Após sucesso na Lua, Índia agora está mirando o Sol
Em menos de uma semana após se tonar o quarto país a conseguir pousar na Lua, o próximo passo da Índia é o Sol.
De acordo com a Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO), o satélite de observação solar Aditya-L1 está previsto para ser lançado neste próximo sábado (2), às 11:50, no horário local (3:20, Horário de Brasília). O lançamento foi divulgado ontem (28), pela ISRO.
🚀PSLV-C57/🛰️Aditya-L1 Mission:
The launch of Aditya-L1,
the first space-based Indian observatory to study the Sun ☀️, is scheduled for
🗓️September 2, 2023, at
🕛11:50 Hrs. IST from Sriharikota.Citizens are invited to witness the launch from the Launch View Gallery at… pic.twitter.com/bjhM5mZNrx
— ISRO (@isro) August 28, 2023
A nave Aditya-L1 irá ao sol do mesmo local de lançamento da Chandrayaan-3 que chegou à Lua: o Centro Espacial Satish Dhawan, na ilha Sriharikota, próxima à costa leste da Índia.
Esse é o principal motivo pelo impacto da notícia, pois o lançamento ocorrerá logo em seguida da Chandrayaan-3, da Índia, que atualmente explora a Lua.
Aliás, a missão indiana explora uma parte do polo sul da Lua, uma área que nenhuma outra missão lunar conseguiu acessar. O objetivo da exploração no polo sul da Lua é a possibilidade de haver grandes quantidades de gelo, o que pode servir como recurso para expedições futuras.
Satélite ficará no ponto L1
Vikram e Pragyan, respectivamente o rover e o lander da Chandrayaan-3, ficarão na Lua por 14 dias até que as condições frias e de escuridão interrompam o trabalho.
Assim, a Índia poderá deixar a Lua um pouco de lado e focar na sua empreitada rumo ao Sol. No entanto, após o lançamento, a Aditya-L1 ficará próxima da Terra por um período para garantir a segurança.
Após esse prazo, a nave irá rumo ao ponto de Lagrange Sol–Terra L1, a quase 1,5 milhão de quilômetros de distância.
A ISRO afirmou que ter um satélite nesse ponto L1 é interessante para observar o sol sem interrupções. Portanto, estacionar nesse ponto permitirá ao Aditya-L1 fornecer atualizações sobre o sol e como as mudanças afetam o espaço.
O Satélite, quando chegar ao ponto L1, usará seus recursos para descobrir mais sobre o Sol, observando fenômenos que ocorrerão na região.
A proposito, o termo “Aditya” significa “Sol” em Sânscrito, o antigo idioma da Índia, assim como “Chandra”, da nave Chandrayaan, significa “Lua”.