Após sumiço repentino, Twitter Blue tem previsão de voltar nesta semana
Depois um lançamento turbulento seguido de suspensão, o Twitter Blue deve ficar disponível novamente no final desta semana. A informação foi confirmada pelo próprio Elon Musk em resposta a um usuário da plataforma.
O Twitter Blue é um plano de assinatura que oferece alguns recursos premium para o usuário. Por enquanto, o serviço foi implantado em alguns países de língua inglesa, mas ainda está em fase de teste. Entre suas funcionalidades exclusivas está a possibilidade de editar tweets já publicados.
Quando assumiu o Twitter, Musk lançou uma nova assinatura no serviço. Custando US$ 8, uma de suas principais novidades é o selo de verificação do Twitter, antes concedido apenas aos usuários mais relevantes da plataforma. No entanto, a onda de perfis falsos fez a administração da empresa segurar, ao menos momentaneamente, o recurso.
Após o lançamento do recurso, na última quarta-feira (09), muitos perfis falsos de personalidades famosas se tornaram verificadas após optar pela assinatura do novo plano. No entanto, um perfil falso de uma farmacêutica americana foi o grande protagonista de uma das maiores polêmicas da era Musk no microblog.
Uma conta se passando pela farmacêutica americana Lilly, anunciou que daria insulina de graça. O tweet teve uma enorme repercussão e a empresa acabou perdendo 4% do valor de suas ações, isso por conta de um perfil satírico.
Para tentar acabar com a confusão sobre quais são os perfis verificados por relevância e quais são pela assinatura do Blue, o Twitter lançou um selo “oficial”, mas poucas horas depois de lançado, a novidade foi retirada do ar sem muitas explicações. Dois dias depois ela retornou à plataforma.
Desde que assumiu a rede social após comprá-la por US$ 44 bilhões, Musk tem tomado atitudes que já renderam uma debandada de anunciantes e tem preocupado usuários e especialistas em tecnologia. Além disso, twitteiros preocupados com o possível fim do Twitter estão migrando para outros apps, incluindo o Bluesky, que ainda nem foi lançado, mas tem como um de seus idealizadores o empresário Jack Dorsey, co-fundador do Twitter.