O Google vai disponibilizar o Truth Social, rede social do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na Play Store. O anúncio acontece após a plataforma ser barrada por preocupações em torno das políticas de moderação de conteúdo. Com isso, o aplicativo será disponibilizado em breve na plataforma pela Trump Media & Technology Group, empresa responsável pelo aplicativo.
O Truth Social foi barrado pelo Google em agosto deste ano. A gigante da tecnologia alegou na ocasião que a rede social tinha sistemas de moderação de conteúdo insuficientes.
O aplicativo foi lançado em fevereiro deste ano e marcou o retorno do ex-presidente americano às redes sociais depois de um ano, quando foi banido das principais plataformas do planeta após o episódio de violência no Capitólio, sede do legislativo americano. Na ocasião, Trump foi acusado de incitar a invasão de seus apoiadores ao local.
O Truth Social não é o primeiro aplicativo barrado na Play Store por questões de políticas de moderação de conteúdo. O Parler, aplicativo lançado em 2018 e muito popular entre a base trumpista, foi retirado das lojas digitais no início do ano também por razões de deficiência na moderação. O app voltou à loja recentemente.
Ambos os aplicativos recebem grande adesão de usuários que classificam como censura o conjunto de políticas de moderação adotadas por plataformas como o Twitter, por exemplo. Alguns especialistas defendem que os apps são tentativas de driblar o filtro mais rígido de outras redes sociais.