É de lei: todo fim de ano as redes sociais são tomadas por line-ups de festivais fictícios, criados pelo Spotify a partir do gosto dos usuários — que aproveitam a chance para compartilhar suas bandas preferidas com os amigos. Mas é possível fazer seu próprio festival sem ter que esperar a boa vontade do streaming de música.
Uma das plataformas para fazer isso é a Instafest, que usa dados de artistas mais ouvidos do Spotify para criar um cartaz do evento musical dos sonhos.
O aplicativo da web pode ser usado gratuitamente. Para isso, basta acessar o site do Instafest, fazer login com uma conta ativa do Spotify e dar permissão para a plataforma ter acesso aos dados necessários. Pronto, tá gerada a arte — como esta abaixo.
É possível mudar o line-up alterando o período de tempo, escolhendo os principais artistas das últimas quatro semanas, últimos seis meses ou os mais ouvidos de todos os tempos. Também é possível alterar o estilo do cartaz e alternar entre três estilos de cores/fontes: Malibu Sunrise, LA Twilight e Mojave Dusk.
Além disso, a aplicação web calcula uma métrica chamada “pontuação básica”, que mostra o quanto o usuário é eclético. O dado é bastante simples de ler, quanto maior a pontuação, maior é a variedade de artistas e estilos consumidos pelo proprietário do perfil.
Anshay Saboo, desenvolvedor da plataforma, afirmou nas redes sociais que está trabalhando para ampliar o suporte do Instafest, criando pôsteres com dados de concorrentes do Spotify, como Apple Music, YouTube Music, Deezer e Amazon Music.