O Google jogou mais um de seus apps bem feitos no Android Market. Dessa vez, o Docs ganhou uma versão bonitinha, ideal para smartphones. Mas o que eles colocaram de diferente além de exibir um monte de textos e planilhas? A grande sacada é a habilidade de tirar fotos de textos, salvar como um documento e (tentar) ler as palavras gravadas.

O que é?

Google Docs para Android, gratuito. É o app oficial do pacote de edição e visualização de textos, planilhas e gráficos do Google, todo baseado na nuvem. E se o lance é ser online, estava na hora de um aplicativo proprietário, não é mesmo? Mas para não deixá-lo tão parecido com a versão web — que já quebrava um bom galho — o Google decidiu misturar o app com as habilidades do Goggles.

Ao criar um novo documento, há a opção “Document from photo”. A câmera abre, o usuário tira a foto de qualquer texto, confirma se ela está boa e um novo documento de texto é gerado. O Docs pensa um pouquinho e lê o texto da imagem tirada. Fiz um teste rápido, usando a não muito satisfatória câmera do Milestone, aumentando as fontes da tela, e ele conseguiu ler isso aqui:

(clique para ampliar)

Não é exatamente perfeito, mas não deixa de ser bacana. A imagem já está lá, e você pode ler o conteúdo sem problemas; o detalhe da transcrição é apenas um mimo do Google.

Para quem é?

Qualquer um que use muito o smartphone e crie muitos textos no Docs, simples assim. Pode ser usado pelos mais exibidos também, já que transformar fotos em textos é mais uma das habilidades dignas de mostrar para os amigos.

Como poderia ser melhor?

O leitor óptico poderia ser melhor, já que ele não entendeu tudo da fotografia — mas com uma câmera mais bacana e uma iluminação melhor, ele pode ficar menos míope. Chato mesmo é o aplicativo não ter uma versão otimizada para tablets — no Xoom, os ícones ficam no topo e há cerca de 9 polegadas de puro deserto. Mas acreditamos que o Google resolverá isso em breve.

[Google Docs via Engadget]