Você sabe quanto custa o seu banho de 30 minutos? E a sua lasanha que ficou 18 minutos descongelando no microondas? A energia elétrica não aparece gratuitamente na sua casa, e este app ajuda a ter uma noção mais exata do quão não-gratuita ela é.

O que é?

Power Simulator, Grátis. É um aplicativo simples no qual você pode obter dados de consumo e custo sobre diversos tipos de aparelhos eletrônicos comuns a uma casa, em relação aos seus tempos de uso. Em outras palavras, ele responde à pergunta “quantos kWh e quantos R$ o meu [insira eletrodoméstico] consome em [insira quantidade de tempo]”.

Pra quem é?

Para quem é obcecado por economia, por saber exatamente onde vai o seu dinheiro, por conhecer melhor cada um dos seus eletrônicos, inclusive no que diz respeito ao consumo de energia.

Por que é melhor que os similares?

Além de ser uma proposta aparentemente bem única (não consegui encontrar outro aplicativo que faça mais ou menos a mesma coisa), o Power Simulator ainda ganha alguns pontinhos por ser brasileiro e ter uma versão da interface completamente em português.

Como poderia ser melhor?

Alguns dos eletroeletrônicos citados são meio enganosos, do ponto de vista de que vêm em versões com consumos diferentes. Um bom exemplo: “videogame” consta na lista, mas não se sabe qual videogame é, sendo que o Wii, o Xbox 360 e o PS3 têm consumos enormemente diferentes entre si. O app também poderia ser um pouco mais educativo no que diz respeito às unidades de energia utilizadas, entre outras coisas. Mas isso seria algo legal de se ter, não uma necessidade.

[Power Simulator | iTunes]