O principal propósito do posicionamento da câmera de selfie do Galaxy S10, que fica em um “olho”, um buraquinho na tela, é diminuir as bordas e evitar a necessidade de um notch chamativo no centro. Porém, menos de um mês depois do lançamento do aparelho, os usuários já estão descobrindo novos usos para a elegante câmera de selfie da Samsung.

O desenvolvimento mais óbvio a partir da posição da câmera são os papéis de parede que aproveitam o olho para adicionar um pouco de estilo extra à sua tela inicial ou esconder a câmera dentro de elementos de design como o olho de um pinguim. Mas o novo aplicativo Energy Ring, da IJP, leva essa ideia ainda mais longe, acrescentando um pouco de utilidade extra que permite que você veja o nível da bateria do S10 apenas olhando para sua câmera frontal.

O Energy Ring, que está disponível gratuitamente na loja Google Play, é uma evolução dos aplicativos indicadores de bateria anteriores da IJP e te dá a capacidade de colocar um pequeno anel colorido ao redor da parte externa da câmera frontal. Por padrão, o Energy Ring é definido para ir de verde para vermelho conforme o seu telefone fica sem bateria, mas dá para deixá-lo com a aparência que você quiser.

Configurei o aplicativo na espessura máxima só para torná-lo mais fácil de ver, mas você pode personalizá-lo como quiser. Também é possível rolar para baixo para opções adicionais. Captura de tela: Sam Rutherford/Gizmodo

Ele permite até que você customize o gradiente e a espessura do anel, a direção para a qual você quer que o anel se mova, além de contar com uma opção de esconder o anel quando você está vendo conteúdo em tela cheia. E, quando você recarrega o celular, dá até mesmo para definir o aplicativo para animar o anel usando uma série de predefinições diferentes (linear, aceleração, salto etc).

A única permissão que o Energy Ring exige é o acesso a notificações, para que o anel possa utilizar parte do espaço que de outra forma seria desperdiçado dentro dessa área. Não há rastreamento de localização e nem pedido de acesso à câmera, embora dentro do menu de configurações do aplicativo haja espaço reservado para um anúncio.

Foto: Sam Rutherford/Gizmodo

Ainda que o Energy Ring não seja uma ideia revolucionária, é uma forma elegante de ajeitar a câmera de selfie no seu telefone. E, como você não consegue se livrar da câmera dentro do olho do S10, é melhor se divertir com ela. Vai saber, você pode até mesmo acabar contando com o Energy Ring em vez de ficar à mercê do chato (e menos personalizável) ícone de bateria antigo.

[Android Police]