_Câmeras

Novo app da Olympus transforma câmeras da marca em webcams

Alguns modelos de câmera Olympus poderão ser utilizadas como webcam ao instalar um software e conectá-la via USB no computador.

Foto: Olympus

Como muita gente está trabalhando de casa e fazendo videoconferências, as webcams deram uma sumida do mercado — vários modelos top de linha estão esgotados ou sofreram grandes aumentos de preços. Para ajudar a contornar este problema, a Olympus está lançou um novo aplicativo que pode transformar sua câmera mirrorless em uma webcam de alta qualidade.

O novo aplicativo da Olympus se chama OM-D Webcam e você pode baixá-lo de graça neste link.

Embora o aplicativo tecnicamente ainda esteja disponível apenas na versão beta, o programa permite conectar sua câmera Olympus a uma ampla variedade de aplicativos populares de videoconferência, como Zoom e Microsoft Teams, ou até conectá-lo a um software de transmissão ao vivo como o OBS.

O único equipamento de que você precisa, além de uma câmera Olympus moderna, é um cabo USB para conectar sua câmera ao computador.

Infelizmente, como o OM-D Webcam ainda está na versão beta, ele não oferece suporte a todas as câmeras OM-D. Atualmente, as câmeras compatíveis incluem a E-M1X, a E-M1, a E-M1 Mark II, a E-M1-Mark III e a E-M5 Mark II.

Outra desvantagem é que o app não passa o áudio da câmera para o computador, portanto você ainda precisará de um microfone separado. Felizmente, a OM-D Webcam inclui suporte para todos os microfones LS-P da Olympus, portanto, se você já possui uma quantidade razoável de acessórios da marca, é provável que tenha algum deles funcione.

A novidade da Olympus segue o que a Canon fez com seus próprios aplicativos, que também permitem que você use sua DSLR como webcam. Por outro lado, algumas câmeras, incluindo as da Nikon, são compatíveis com USB Plug-n-Play, o que permite usar alguns aplicativos de gravação de vídeo independentes para tentar fazer chamadas de vídeo.

Gráfico: Olympus

Além de seu novo aplicativo de webcam, a Olympus também lançou um novo cronograma para suas próximas lentes, incluindo a lente zoom M.Zuiko 150-400mm f/4.5, que será lançada até o fim do ano, juntamente com três novas lentes telefoto, uma nova lente 8-25mm f/4 e uma lente macro sem especificações divulgadas.

A Olympus anunciou recentemente que venderia sua divisão de câmeras, o que torna ainda mais admirável o compromisso da marca em tornar seus produtos mais úteis e oferecer suporte a eles agora e no futuro.

Sair da versão mobile