A Apple nunca vem à Consumer Electronics Show (CES), mas, neste ano, a empresa apareceu. Mais ou menos. Acima da estação de monotrilho no Centro de Convenções de Las Vegas, há um enorme mural em preto e branco com a silhueta de um iPhone e uma mensagem: “O que acontece no seu iPhone fica no seu iPhone”.

Enquanto turistas e jornalistas de tecnologia tiravam fotos do anúncio, outra coisa estava acontecendo silenciosamente nas salas de conferência ao longo da Las Vegas Strip: softwares da Apple estavam aparecendo nas TVs.

• CES 2019: Novas TVs da Sony também terão suporte ao AirPlay 2 e HomeKit, da Apple
• CES 2019: A Samsung anunciou uma TV enorme 8K, tecnologia MicroLED e um monte de coisas conectadas

Mais especificamente, as maiores fabricantes de TV do mundo — LG, Sony, Samsung e Vizio — estão incluindo o AirPlay 2.0 em novos modelos. A Vizio, por exemplo, está tornando o recurso compatível com versões anteriores para que cada tela com o sistema operacional Smartcast da empresa tenha o AirPlay 2.0 por meio de uma atualização de software no final deste ano. Isso significa que você pode puxar um filme do iTunes em seu smartphone, tocar aqui e ali e, em seguida, vê-lo em sua TV. O mesmo vale para fotos, música ou qualquer coisa que funcione com o AirPlay 2.0. Pense nele como se fosse um Chromecast, exceto que foi projetado para dispositivos Apple. Além disso, você não precisa gastar US$ 35 em um dongle físico ou, mais curiosamente, cerca de R$ 1.000 em uma Apple TV.

Isso pode parecer menos dramático do que soa. Quando a funcionalidade interna do AirPlay 2.0 tornar mais fácil o envio de conteúdo de um iPhone ou Mac à sua TV, não é um sistema operacional inteiramente da Apple nas novas televisões LG, Sony, Samsung e Vizio. Também não é um substituto completo da Apple TV. Em vez disso, a adição do AirPlay 2.0 significa que você pode facilmente transformar essas TVs novas (e velhas, no caso do Vizio) em telas secundárias rápidas e fáceis para o seu dispositivo Apple. A Samsung também está levando isso um passo adiante e adicionando um aplicativo iTunes para suas novas smart TVs. Então você não precisará nem mesmo de um dispositivo Apple para assistir ao conteúdo do iTunes em uma TV Samsung.

Mas existe uma segunda camada nesse anúncio que reforça o seu significado. Além do AirPlay 2.0, a Apple também está acrescentando compatibilidade com HomeKit para todas essas TVs. Isso significa que você será capaz de pedir à Siri para ligar sua TV e, em seguida, reproduzir Missão: Impossível – Efeito Fallout, e a assistente deverá fazer isso.

A Apple parece estar entrando nas salas de estar das pessoas com um vigor renovado e à custa dos seus concorrentes. Durante anos, as pessoas têm especulado que a Apple lançaria seus próprios televisores. Pense no velho Cinema Display, mas grande o bastante para pendurar na parede da sua sala de estar. Agora, parece óbvio que a empresa está indo em uma direção diferente. Depois de anos de sucesso vendendo pequenos set-top boxes pretos, a Apple está adicionando uma solução de software elegante que transforma televisores de sucesso de LG, Samsung e Vizio em telas para conteúdo da Apple e em dispositivos centrais para coisas relacionadas a casas inteligentes, usando o HomeKit. Isso também faz dessas TVs um veículo perfeito para serviços pagos que a Apple ainda não anunciou, como o serviço de streaming de vídeo da empresa.

Acompanhe nossa cobertura da CES 2019

Isso nos leva de volta à CES, onde a Apple não está presente, mas está ao mesmo tempo. Pelo menos, seguindo as notícias da AirPlay, a empresa está na mente de todos. Nos últimos dias, muitos investidores e fãs foram surpreendidos pelo anúncio de que a companhia estaria diminuindo suas estimativas de lucros do primeiro trimestre deste ano. Apontando para a desaceleração das vendas do iPhone e para a China, a empresa admitiu que as coisas não estão indo muito bem em seu tradicional negócio de venda de smartphones.

Enquanto isso, o negócio de serviços da Apple — que inclui não apenas o iTunes, mas também App Store, iCloud, Apple Music e um número incalculável de produtos futuros — está em expansão. Portanto, não é difícil imaginar como a transmissão de conteúdo da Apple para milhões de novas TVs feitas por outras empresas poderia ser um grande benefício para Tim Cook e seus amigos em Cupertino. Basicamente, esse anúncio na CES sobre o AirPlay e o HomeKit serve como um silencioso “deixa comigo” da Apple.

Aquele anúncio enorme perto do Centro de Convenções de Las Vegas, por outro lado, é mais barulhento. Ele está literalmente se aproximando daqueles que vêm e vão do palco principal da CES e, especialmente desde que o Google envolveu o monotrilho em um anúncio para o Assistente, ele está gritando para lembrar as pessoas que a Apple está comprometida com a privacidade de uma maneira diferente de seus concorrentes. Sim, seus dados vivem no seu iPhone de uma forma que é diferente do mundo despreocupado dos dispositivos Android. Não, o anúncio parece sugerir que você não deve confiar em empresas cujos modelos de negócios são baseados na exploração de seus dados pessoais. Mas também, claro, a Apple ficaria feliz em vender alguns serviços que você pode acessar em dispositivos feitos por outras empresas. Na verdade, a Apple está prestes a tornar isso mais fácil do que nunca.

Portanto, mesmo que você não veja um estande da Apple na CES 2019, a empresa insiste que você reconheça sua presença. À medida que as novas TVs saem da linha de montagem e recebem atualizações de software neste ano, elas estarão prontas para exibir o conteúdo da Apple e oferecer suporte a dispositivos Apple.

A companhia continuará a oferecer novas maneiras para seus clientes colocarem dinheiro em serviços. A Siri, pensamos nós, vai continuar sendo uma droga às vezes, mas isso pode não importar no final. Ela não será a única escolha de controle de voz, o que é bom, porque a Apple está subitamente aberta a novas ideias. Contanto que, de alguma forma, elas te tragam de volta para a companhia da maçã.

Siga o Gizmodo Brasil no Instagram para acompanhar curiosidades e as últimas novidades da CES 2019!