Apple corta acesso de iPhones com software antigo à App Store
Dispositivos mais antigos da Apple, como iPhone e Mac, podem perder o acesso a serviços essenciais em breve, como o App Store, Siri e Maps.
No Twitter, a usuária Stella Fudge, uma fonte conhecida por outros vazamentos de big techs, disse que os recursos deixarão de funcionar já no início de maio. “Você provavelmente receberá uma notificação solicitando a atualização”, escreveu.
As of early May, access to Apple services, with the exception of iCloud, will stop working on devices running:
– iOS 11-11.2.6
– macOS 10.13-10.13.3
– watchOS 4-4.2.3
– tvOS 11-11.2.6
You'll likely receive notification prompting you to update— Stella – Fudge (@StellaFudge) April 5, 2023
Segundo Fudge, os usuários com as seguintes versões de software não poderão acessar nenhum serviço da Apple de maio em diante, exceto o iCloud. São eles:
- iOS até iOS 11.2.6
- macOS 10.13 até macOS 10.13.3
- watchOS 4 até watchOS 4.2.3
- tvOS 11 até tvOS 11.2.6
Um comunicado publicado pela Apple em 18 de março confirma a informação. A empresa diz que “algumas versões de software mais antigas” não suportam mais os serviços como App Store, Siri e Maps.
A nota afirma que os usuários que ainda executam sistemas antigos receberão uma notificação sobre a mudança e não especifica o momento em que os dispositivos perderão o acesso.
App Store: nem tudo está perdido
Apesar da decisão da Apple, é importante esclarecer que todas as versões de software mencionadas acima já têm versões mais recentes para as quais os usuários podem atualizar facilmente. A versão mais recente do iOS 11, por exemplo, é o iOS 11.4.1.
Na prática, a grande maioria dos usuários não deve mais executar as versões antigas desses sistemas. Em fevereiro, um documento da Apple afirmou que 72% de todos os iPhones usados no mundo já executavam o iOS 16, enquanto 20% mantinham o iOS 15 e apenas 8% usavam versões anteriores do iOS.
A exceção podem ser desenvolvedores que testam em softwares antigos ou, no máximo, usuários com dispositivos que não permitem a atualização por problemas técnicos.