Apple remove VK, o “Facebook da Rússia”, de sua App Store em todo o mundo

A mídia VK saiu da App Store após sanções do Reino Unido contra a Rússia; a rede segue ativa, mas não poderá ser baixada na plataforma
App Store remove VK, o “Facebook da Rússia”, em todo o mundo
Imagem: Marina Stroganova/Flickr/Reprodução

A App Store, loja de aplicativos da Apple, removeu o acesso ao VK, rede conhecida como o “Facebook da Rússia”. O motivo, segundo a companhia, são as sanções do Reino Unido às partes estatais russas que controlam a mídia social, noticiou o britânico The Guardian

whatsapp invite banner

Em comunicado lançado na quarta-feira (28), a VK afirmou que o app continua funcionando nos smartphones onde já estavam instalados antes da desativação. Ainda assim, poderia haver “dificuldades com notificações e pagamentos”. 

“Os aplicativos estão sendo distribuídos por desenvolvedores de propriedade majoritária ou controlados por uma ou mais partes sancionadas pelo governo do Reino Unido”, diz a Apple. 

Para cumprir as sanções, a big tech encerrou as contas do desenvolvedor e, agora, o VK não pode ser baixado em nenhuma App Store, independente da localização.

As sanções a que a Apple se refere foram as lançadas pelas autoridades britânicas na segunda-feira (26). O pacote é uma resposta aos supostos referendos realizados por Moscou que consentiram com a anexação dos territórios ocupados na Ucrânia. Aliados a Kiev questionam a veracidade dessa votação. 

As sanções incluem 39 membros do Gazprombank e Sberbank, instituições financeiras ligadas ao Estado russo. Juntos, os dois bancos possuem quase a metade das ações da rede social VK. 

A redução das operações de companhias norte-americanas na Rússia ficou mais comum desde fevereiro, quando o país invadiu a Ucrânia. Antes de remover o VK, a Apple parou de vender seus produtos no território russo. 

Assine a newsletter do Giz Brasil

Julia Possa

Julia Possa

Jornalista e mestre em Linguística. Antes trabalhei no Poder360, A Referência e em jornais e emissoras de TV no interior do RS. Curiosa, gosto de falar sobre o lado político das coisas - em especial da tecnologia e cultura. Me acompanhe no Twitter: @juliamzps

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas