_Tecnologia

Apple e Samsung apostam em anéis inteligentes (de novo); veja imagens

A empresa da maçã registrou novas patentes de um dispositivo wearable que poderia controlar outros aparelhos, como o iPhone

Modelo de anel inteligente chamado Oura Ring. Imagem: Oura/Divulgação

A Apple voltou a dar sinais de que o projeto do seu anel inteligente está caminhando. A empresa da maçã registrou novas patentes de um suposto dispositivo wearable que se parece com um anel, que poderá controlar outros aparelhos. Vem aí o Apple Ring?

A big tech já vinha explorando essa possibilidade desde 2015, e chegou a registrar uma patente de uma ideia parecida em 2020, mas parece que o plano foi descartado. O novo modelo de smart ring aposta em funções parecidas com as do Apple Watch, como notificações e a presença de sensores. As informações são do site TechRadar.

É possível ver o protótipo no documento encontrado no site do Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos. Uma dos principais destaques é que o Apple Ring teria uma “faixa externa rotativa” com diversos recursos, funcionando como um potencial controle remoto para se comunicar com outros dispositivos, como o iPhone.

Protótipo mostra design do anel inteligente da Apple. Imagem: Escritório de Marcas e Patentes dos EUA/Reprodução

Modelo da Apple

Analisando as imagens e o texto do documento, podemos ver que o dispositivo teria a capacidade de se conectar a outros aparelhos da Apple, como iPhone, smartwatch, fones de ouvido, desktops e notebooks. Seria possível controlar tudo isso com apenas alguns toques ou voltas na rodela ao redor do anel.

As ilustrações mostram que o anel inteligente terá uma faixa touchscreen móvel ao seu redor e uma “joia digital”, que seria um acessório para proteger o processador do smart ring. Em termos de design, parece que o anel será bem pequeno e discreto.

Na parte inferior, ficará o sensor responsável pelo monitoramento de dados de saúde. O wearable também teria “feedback háptico”, que permite vibrações ao receber uma notificação ou ativar um recurso.

Anel inteligente também é aposta da Samsung

A Samsung, principal concorrente da Apple quando se trata de vestíveis, também está desenvolvendo o seu anel inteligente, e parece que está mais avançada. O site GalaxyClub revelou que a empresa coreana registrou a marca “Curio” e várias outras no órgão de propriedade intelectual do Reino Unido.

O portal também levanta rumores de que a Samsung já estaria perto da etapa de fabricação do seu primeiro anel inteligente. O produto ainda não foi lançado oficialmente, e as marcas registradas podem se referir ao smart ring ou a outros produtos relacionados. Segundo o site, todas as marcas foram registradas na Austrália, Noruega, Coreia do Sul e Reino Unido.

Vai vingar?

Há anos falamos em anéis inteligentes mas, até então, as big techs ainda não embarcaram 100% na ideia. As novas patentes podem ser sinais de que talvez, nos próximos anos, esses dispositivos vestíveis sejam mais presentes no nosso dia a dia, assim como os relógios inteligentes.

Os smart rings podem até substituir os smartwatches, com funções variadas, inclusive monitoramento de saúde. Várias empresas já lançaram produtos com esse conceito, como a Oura.

Imagem: Oura/Reprodução

O “Oura Ring” tem sete sensores que monitoram a frequência cardíaca do usuário, temperatura, atividades físicas, entre outros. Ele promete, até mesmo, acompanhar o ciclo menstrual de mulheres.

Ainda não há previsão de lançamento do anel inteligente da Apple, mas é possível que a companhia esteja com planos para 2024. Vale lembrar que esse projeto vem sendo mencionado há anos e ainda não saiu, então, só o tempo dirá.

Sair da versão mobile