“Apple GPT”: empresa investe no desenvolvimento de seu próprio chatbot
A Apple está trabalhando no desenvolvimento de um chatbot que será integrado aos seus dispositivos. O projeto já tem alguns meses de desenvolvimento e também possui uma interface de chat, que está em seus estágios iniciais. Ela é capaz de gerar novos conteúdos e vem sendo apelidada carinhosamente pelos funcionários de “Apple GPT”.
As informações são do jornalista Mark Gurman, da Bloomberg. Ele afirmou que a empresa está preocupada em não perder espaço no mercado crescente da IA generativa. Afinal, essa tecnologia tem potencial de revolucionar a forma de interação das pessoas com aparelhos tecnológicos.
Gurman revelou que a gigante designou uma equipe de profissionais para trabalhar no projeto. Para tornar seus planos realidade, a empresa utiliza uma estrutura conhecida como “Ajax”. Ela tem como objetivo centralizar todo o progresso em inteligência artificial da companhia.
O time de desenvolvedores está envolvido no projeto desde o ano passado. Eles conseguiram avanços importantes e já aproveitaram essas melhorias na assistente virtual Siri e para o aplicativo de mapas da Apple.
Ainda não há previsão de lançamento. Quando procurada pelo Bloomberg, a Apple preferiu não se pronunciar a respeito das informações. Gurman, no entanto, acredita que a empresa esteja preparando um anúncio para 2024.
Inteligência artificial é o novo hype
A IA generativa se tornou um dos principais focos da indústria da tecnologia após o ChatGPT, da OpenAI, ser lançado para o público geral no final do ano passado. A plataforma rapidamente ganhou muitos adeptos e vem recebendo investimentos bilionários da Microsoft para continuar aprimorando sua plataforma.
O Google, por outro lado, não ficou atrás e também lançou sua própria ferramenta, o Bard AI. Mesmo tendo um lançamento caótico — com uma gafe que derrubou as ações da Big Tech –, é uma das plataformas de inteligência artificial mais promissoras do mercado, inclusive, apresentando recursos que ainda não estão presentes no concorrente da Open AI.
Já a Meta, assim como a Apple, segue adotando uma postura cautelosa em relação aos chatbots de IA. A empresa anunciou uma plataforma semelhante ao ChatGPT, mas com foco em uso acadêmico, para pesquisadores e cientistas. Porém, a empresa também tem planos de lançar uma versão para um público mais amplo.