Novo beta do Sonoma mostra que Apple quer “iphonização” do macOS
A atualização mais recente do macOS, o Sonoma, mostra que a Apple quer aproximar seu sistema operacional de desktop do iOS. Como resultado disso, agora os ícones do Sonoma são inspirados nos ícones do iOS e o iPhone pode servir como webcam do Mac.
No Sonoma, a Apple lançou um novo recurso que permite aos usuários colocarem widgets na área de trabalho — algo bem similar ao iOS. Eles podem ser úteis em várias funções, como calendário e para controlar dispositivos inteligentes.
Além disso, os usuários do Mac podem ver os seus widgets do iPhone pelo app Continuity.
Outras novidades incluem o Presenter Overlay, um efeito de vídeo que mostra o avatar do usuário sobre o conteúdo compartilhado em videochamadas. Assim, os usuários podem escolher qual aplicativo compartilham com um novo Screen Sharing, bem como usar reações para adicionar efeitos, como balões, corações e outros desenhos.
Para os profissionais que precisam acessar o seu trabalho de maneira remota, no Screen Sharing, há também um novo modo de desempenho, que oferece áudio em baixa latência e permite até duas telas virtuais. Isso faz com que os usuários possam trabalhar nos seus projetos de criação de conteúdo de qualquer lugar.
O Safari também ganhou algumas atualizações em privacidade e usabilidade. Agora, o modo privado exige uma identificação biométrica quando o usuário deixar o computador.
Há também um novo modo Gamer, que funciona em Macs com processadores da Apple, fornecendo uma experiência otimizada.
Com isso, a experiência de jogos será mais suave e com taxa de quadros mais consistente, também reduzindo a latência de áudio quando o usuário estiver com os AirPods.