No fim de 2017 e  durante o início deste ano, um dos principais assuntos do mundo da tecnologia era que a Apple tornava lento alguns iPhones antigos com bateria deteriorada, pois isso podia fazer o aparelho desligar.

Trocar a bateria melhora muito o desempenho do iPhone 6s
Apple: nunca faríamos algo para encurtar a vida útil de um de nossos produtos

Após toda a polêmica, que envolveu processos e troca de baterias com descontos, a empresa finalmente liberou o iOS 11.3 que traz como destaque uma promessa feita por Tim Cook, CEO da empresa. No update, os iPhones ganharão um recurso que dá detalhes sobre a saúde da bateria e resolve, em parte, o problema que torna alguns smartphones lentos.

O recurso Battery Health (Saúde da Bateria), que fica em Ajustes > Bateria, basicamente fornece mais informações sobre a bateria e as capacidades pico de desempenho do dispositivo.

Além de informar se é necessário trocar a bateria, os usuários conseguirão saber se o recurso que gerencia o desempenho máximo do telefone para evitar desligamentos repentinos está ligado.

Por padrão, ele estará desligado. No entanto, o sistema ligará a funcionalidade (diminuindo o desempenho), se houver risco de desligamento repentino do smartphone. Aí vai do dono do aparelho se ele quiser deixar ativa ou não a função.

Na época, a Apple argumentou que conforme a bateria vai se desgastando, ela não consegue mais fornecer a voltagem necessária em situações de pico de energia do aparelho. Então, para evitar que o smartphone “apague” do nada, a companhia liberou uma atualização, no caso a iOS 10.2.1, para limitar o desempenho para que isso não aconteça.

Imagem: Apple

Lembrando que este recurso está disponível para o iPhone 6, iPhone 6 Plus, iPhone SE, iPhone 6s, iPhone 6s Plus, iPhone 7 e iPhone 7 Plus.

Inspirada pela nova legislação da União Europeia, a GPDR (Regulação de Proteção de Dados Gerais) a Apple adicionou em seu sistema uma central de informação sobre dados e privacidade. A ideia é que os usuários “entendam como os dados deles são usados”. Então, cada vez que a Apple requisitar alguma informação, aparecerá um ícone com uma explicação.

No mais, o iOS 11.3 traz algumas outras atualizações, como novos animojis (dragão, urso, caveira e leão) para o iPhone X; uma nova versão do ARKit, que vai possibilitar novas aplicações mais detalhadas de realidade aumentada; e uma app store levemente melhorada, com análises de usuários em destaque.

Para o Brasil, há dois destaques. O app TV foi liberado para usuários brasileiros — ele basicamente reúne shows e filmes para serem assistidos na Apple TV, iPhone ou iPad. Na prática, você poderá começar a ver um vídeo em um dispositivo e terminar em outro.

Além disso, a Siri passa a funcionar na Apple TV. Assim, o usuário conseguirá fazer buscas de voz pelo iTunes, Globo Play, PlayKids, HBO Go e Amazon Prime.

[Apple]

Imagem do topo por Gizmodo