Herança de dados? Até agora, quando alguém morre, seus dados e contas da Apple ficam impossibilitados de qualquer acesso. Não existe maneira fácil de acessar a conta do iCloud e absolutamente nenhuma maneira de desbloquear o telefone sem saber sua senha.

Mas isso irá mudar em breve. A Apple lançou seus recursos de Legado Digital (Digital Legacy) para a atualização de teste de seus desenvolvedores para iOS 15 e iPadOS.

Como é esse testamento digital?

Com o novo programa Digital Legacy, anunciado pela primeira vez em WWDC no início deste ano e chegando ao iOS 15.2, o usuário poderá designar até cinco pessoas como contatos herdados. Essas pessoas podem acessar seus dados e informações pessoais armazenadas no iCloud quando você morrer, como fotos, documentos e até mesmo compras —mórbido, mas de grande valia.

A Apple não especificou quando lançará a próxima atualização para iOS 15.

Assine a newsletter do Gizmodo

Outras opções

Outras plataformas já disponibilizam ferramentas semelhantes para permitir que amigos ou familiares acessem suas contas se um usuário morrer. No Facebook, por exemplo, os usuários podem nomear um contato legado para cuidar de uma versão “memorial” da conta. Amigos e familiares também podem solicitar a exclusão da conta de entes queridos que já faleceram.

No Twitter, amigos e familiares podem solicitar a exclusão da conta de um familiar falecido, mas não há opções para acessar conta após a morte.