Finalmente, a Apple deu aos usuários uma resposta clara sobre se é seguro utilizar desinfetante em seus produtos, e parece que não há problema nenhum em usar lenços umedecidos com 70% de álcool para limpar seu telefone.

Na semana passada, o Gizmodo procurou vários fabricantes líderes de gadgets e perguntou se era seguro usar álcool para desinfetar seus produtos. A Apple, por exemplo, dizia anteriormente em uma página de suporte que os iPhones têm “um revestimento oleofóbico – repelente a óleo – resistente a impressão digital. Produtos de limpeza e materiais abrasivos diminuirão o revestimento e podem arranhar o seu iPhone”. Mas agora eles parecem ter mudado de ideia: a Apple entrou em contato com o Gizmodo na segunda-feira com um link para uma versão atualizada de uma página de suporte, que agora inclui um texto especificamente sobre como desinfetar os produtos da Apple.

“Usando um lenço umedecido de limpeza com 70% de álcool isopropílico, você pode limpar suavemente as superfícies duras e não porosas do seu produto Apple, como a tela, o teclado ou outras superfícies externas. Não use alvejante”, diz o aviso. “Evite umidade em qualquer abertura e não mergulhe o produto Apple em nenhum produto de limpeza. Não use em superfícies de tecido ou couro”.

Esse esclarecimento sobre a desinfecção dos produtos – e se você pode ou não fazê-lo sem danificar um gadget – ocorre em um momento em que os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA aconselha as pessoas a “desinfetar objetos e superfícies frequentemente tocados usando um spray ou pano de limpeza doméstico comum” como medida preventiva durante o novo surto de coronavírus em andamento. Para a maioria de nós, provavelmente há poucos itens em que tocamos mais ao longo do dia do que nossos telefones, e recomendações contra o uso de álcool ou lenços de limpeza complicavam as defesas preventivas.

Em sua própria página de suporte, a Lenovo diz que você pode usar um pouco de álcool isopropílico para limpar os teclados de computadores ou uma mistura 50-50 de álcool isopropílico e água para limpar seus monitores LCD (enquanto o computador estiver desligado, obviamente). O mesmo vale para a Dell. Quando questionadas sobre suas políticas formais para desinfetar gadgets, Lenovo, HP e Dell concordaram com as recomendações do CDC e da Organização Mundial de Saúde. Este alerta que, se você supõe que “uma superfície possa estar contaminada, use um desinfetante para limpá-la. Depois de tocá-lo, limpe suas mãos com álcool ou lave-as com água e sabão”.

A Samsung não retornou imediatamente uma solicitação de comentário. Enquanto isso, o Google observa em uma página de suporte do Pixel que os usuários podem “usar sabão comum” em um pano úmido ou lenços umedecidos de limpeza para limpar seus telefones. Um porta-voz do Google confirmou ao Gizmodo que lenços à base de álcool isopropílico são seguros, mas observou que os proprietários de dispositivos devem “evitar a entrada de umidade em todas as aberturas, como a porta USB-C”.

O comunicado atualizado da Apple inclui uma lista de várias coisas a serem observadas em qualquer limpeza de gadget: verifique se tudo o que você está limpando está desligado e desconectado; não aplique líquidos diretamente a nenhum produto; evite a entrada de qualquer tipo de umidade nas aberturas do dispositivo; e tente usar panos macios, sem fiapos ou de microfibra para limpar seus dispositivos.