A Apple está planejando lançar um novo Mac Pro com uma versão mais robusta dos chips M2 — que, por enquanto está sendo chamada de “M2 Ultra”. O novo modelo também deve marcar o fim da dependência da Apple dos componentes fabricados pela Intel.
O design não deve sofrer nenhuma alteração, mantendo a aparência de “ralador” do modelo anterior — que virou meme nas redes sociais na época de seu lançamento e você pode ver na imagem acima. No entanto, de acordo com informações do jornalista Mark Gurman, da Bloomberg, a nova versão do Mac Pro não deve contar com opção de upgrade de memória RAM.
Segundo Gurman, a máquina não deve apresentar “slots” para a RAM, que deve ser mesmo soldada diretamente na placa-mãe. Isso impossibilita que o usuário aumente a capacidade, ao contrário do modelo fabricado pela Intel.
“O novo Mac Pro será idêntico ao modelo de 2019. Ele não terá um recurso chave da versão Intel: memória RAM atualizável pelo usuário. Isso porque a memória será ligada diretamente à placa-mãe do M2 Ultra”, afirmou Gurman, conhecido por vazamentos de novidades da Apple.
Embora a memória RAM não seja atualizável, a Apple deve manter a possibilidade de upgrade de armazenamento interno, oferecendo slots adicionais para a instalação de mais dois SSDs. Outro upgrade que será possível é de GPU, com uma entrada adicional para mais uma placa de vídeo.