A Apple entrou em uma batalha judicial contra a Fruit Union Suisse, uma cooperativa produtora de frutas fundada há 111 anos. A gigante de Cupertino quer ter direito exclusivo à utilização do logo da maçã.
No entanto, o que vem gerando polêmica é que o logo da empresa suíça nem se parece com o da americana. O design da marca consiste em uma maçã vermelha — sem nenhuma mordida — com uma pequena cruz no canto superior direito, uma clara referência à bandeira da Suíça.
O diretor da Fruit Union Suisse, Jimmy Mariéthoz, concedeu uma entrevista ao Wired e criticou a postura da gigante da tecnologia. Além de não encontrar semelhanças entre as duas marcas, o executivo afirma que a empresa americana está tentando tomar o controle do uso de frutas reais.
Outra coisa que preocupa os responsáveis pela cooperativa é que a Apple já venceu processos semelhantes em países como Turquia, Armênia, Japão e Israel. Boa parte das ações foram movidas contra empresas que não têm capacidade de enfrentar a companhia americana nos tribunais.
Caso Prepear
Além da empresa Suíça, em 2020 a Apple processou a Prepear, uma startup famosa por desenvolver um aplicativo de receitas. Assim como no caso da Fruit Union Suisse, a ação era com relação à logomarca, que também era uma fruta: uma pera.
Na ocasião, o fundador da empresa, Russell Monson, afirmou que não tinha estrutura suficiente para estar em uma batalha judicial contra a Apple. A Prepear teve um prejuízo de alguns milhões e precisou demitir alguns funcionários para arcar com os custos da batalha judicial.
No entanto, em uma reviravolta inesperada, em 2021 a implacável Apple cedeu a um acordo e autorizou a startup a utilizar o logo, desde que fosse realizada uma pequena mudança no design.