
Apple tira 3 iPhones das prateleiras: veja quais saem de linha
Ao anunciar o iPhone 16e, no último dia 19 de fevereiro, a Apple removeu três iPhones das prateleiras, tanto físicas quanto online, que saíram de linha mais cedo conforme a nova “estratégia” da Apple.
A “estratégia” da Apple: descontinuar os modelos iPhone 14, iPhone 14 Plus e iPhone SE (3ª geração) após o lançamento do novo modelo mais acessível da empresa.
Os três iPhones desapareceram do site da Apple no mesmo dia em que a empresa anunciou o novo aparelho, cuja versão mais básica, com 128 GB, custa R$ 5.799.
Apesar de remover os três iPhones do seu site oficial, a Apple deve estender a “estratégia” às lojas físicas para impulsionar as vendas do iPhone 16e, além de “simplificar a linha iPhone”.
Aliás, por falar em simplificar, o iPhone 16e desagradou os fãs da Maçã por não ter alguns recursos conhecidos. Um exemplo é a falta de suporte ao carregador MagSafe, além do pelo preço não tão acessível assim.
O modelo que se posiciona como um sucessor do SE é um iPhone 16 mais acessível, embora ainda moderno. Mas, na verdade, o iPhone 16e é uma versão que mistura o modelo mais recente com o iPhone 14 – pelo menos em termos de design –, lançado em 2022.
Além disso, com três anos desde o lançamento, os iPhones 14, 14 Plus e SE saindo de linha representam uma nova fase para a Apple.
Aparelhos vintage e obsoletos
Vale ressaltar que há duas classificações em modelos antigos da Apple: “vintage” e “obsoletos”.
iPhones vintages são os que a Apple encerra a fabricação cinco anos após o lançamento. Esses modelos passam a não ter suporte para troca de peças. Os obsoletos são iPhones com sete anos de descontinuação, que não recebem atualizações de software.
Os três iPhones que saíram de linha com o lançamento do iPhone 16e têm mais dois anos de suporte, assistência técnica e atualizações. Mesmo assim, os modelos foram descontinuados de suas lojas pela Apple.
No entanto, a notícia pode não ser tão ruim quanto se pensa. Uma tendência comum é a queda nos preços de iPhones descontinuados, que, no caso do iPhone 14 Plus, pode ser algo vantajoso aos consumidores.