Tecnologia

Apple Watch no tornozelo: nova moda do TitkTok funciona?

Nova tendência da plataforma de vídeos curtos está encorajando usuários a utilizarem o relógio inteligente em um lugar inusitado; entenda
Imagem: Unsplash/Reprodução

Uma nova tendência, difundida rapidamente no TikTok, está encorajando usuários do Apple Watch a utilizá-lo no tornozelo. Isso porque o dispositivo pode não se ajustar bem em pulsos muito finos. O que prejudica a leitura e coleta de alguns dados de atividade física, por exemplo.

Como surgiu o Apple Watch no tornozelo

Uma reportagem do jornal The New York Times revela que o movimento que começou com influenciadores da plataforma de vídeos curtos, parece ter sido aderido também em outros ambientes. Profissionais de saúde que não podem utilizar objetos nos pulsos também adotaram a prática inusitada.

@bodiedbyana

Everytime I have my Apple Watch on my wrist it always pauses and never records my full workout . Found out about the ankle thing and never went back . #gymtips#gymtok

♬ original sound – lobofilms

Além disso, um novo acessório, uma pulseira de velcro capaz de ajustar o relógio ao tornozelo também ficou bastante popular em alguns varejistas americanos, segundo a publicação.

Até o momento a Apple não se pronunciou sobre esta nova tendência, mas anteriormente já havia observado que seu smartwatch foi desenvolvido especificamente para ser utilizado nos pulsos. No entanto, alguns usuários relataram terem obtido resultados mais precisos utilizando os tornozelos.

O recurso de registro de passos pode não funcionar corretamente em situações em que os braços ficam estáticos ou se movimentam pouco. Ao mudar a posição do relógio inteligente, algumas pessoas relataram ter conseguido visualizar dados mais próximos da realidade.

Algumas imperfeições

No entanto, quando se trata de monitoramento de saturação de oxigênio no sangue e frequência cardíaca, é possível que o Apple Watch não realize a coleta de maneira correta. Além disso, há um grande risco de as informações coletadas serem muito equivocadas, o que pode ocasionar em alertas falsos de problemas cardiorrespiratórios.

OpenAI: produção em massa de chip próprio de IA deve ser em 2026

Galaxy S25+ x iPhone 16 Plus: qual o melhor celular de tela grande

Portanto, mesmo que exista uma possibilidade de falha na medição de alguns indicadores quando posicionado no pulso, não é recomendado utilizar o wearable no tornozelo. Aliás, é importante destacar que a Apple está se preparando para lançar um novo produto com monitoramento de saúde integrado.

A companhia deve lançar, segundo rumores, ainda nesta semana, seus novos Powerbeats Pro 2, que deve ter, entre outros recursos, a capacidade de monitorar frequência cardíaca. A estreia do novo produto deve ocorrer juntamente como o aguardado iPhone SE de quarta geração.

 

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas