Apple Watch salva vida de mulher com aorta rompida em quarto de hotel

Relato nas redes sociais indicou como o recurso de detecção de quedas do Apple Watch acionou a emergência
Apple está perto de lançar um Watch que monitora a diabetes
Imagem: Unsplash/Reprodução

Funções ligadas à saúde já são comuns nos produtos da Apple, que está desenvolvendo um “coach de emoções” com IA. Agora, um usuário do Reddit, sob o nome de usuário Xanderpy, relatou, recentemente, como um Apple Watch ajudou a salvar a vida de sua mãe, que tinha uma aorta rompida.

whatsapp invite banner

De acordo com ele, a mulher estava hospedada em um hotel para uma viagem de negócios quando começou a sentir dores no peito. Ela, então, mandou mensagem para uma amiga, sem dizer que se tratava de uma emergência. Logo depois, caiu “de cara no chão”.

“Alguns minutos depois, sua amiga entrou em seu quarto, encontrou-a caída no chão e ligou para o 911 [número de emergência dos EUA]. Ao fazer isso, eles afirmaram que uma ambulância já estava a caminho”, escreveu. A explicação é que, depois de um minuto imóvel, o recurso de detecção de queda do Apple Watch acionou os serviços de emergência imediatamente. Após a recuperação da mãe, ela negou ter feito a ligação antes de cair.

Segundo o relato, a ligação feita momentos antes da chegada da amiga foi crucial para a sobrevivência da vítima. “Acontece que minha mãe teve uma aorta rompida e a situação era tão complicada que foi necessário o cenário ideal para ela sobreviver, incluindo o transporte incrivelmente rápido para o hospital”.

Usuário da Apple, Xanderpy disse que a situação o despertou para a importância da tecnologia, que disse poder “realmente salvar vidas”. “Às vezes, vejo histórias como essa e acho que são exageradas para fim de publicidade ou possivelmente apenas inventadas. Eu obviamente não penso mais assim”, pontuou.

Como habilitar a detecção de queda do Apple Watch?

A detecção de queda com chamada de emergência é ativada automaticamente para maiores de 55 anos, mas está disponível para qualquer um acima dos 18. Ela pode permanecer ativa apenas durante treinos, ou o tempo inteiro.

De acordo com a descrição da empresa, “se o Apple Watch SE ou o Apple Watch Series 4 ou posterior detectarem uma queda grave enquanto você estiver usando o relógio, ele dará uns toques em seu pulso, emitirá um alarme e exibirá um alerta. Você poderá entrar em contato com os serviços de emergência ou ignorar o alerta pressionando a Digital Crown ou tocando em ‘Eu estou bem’ ou em ‘Fechar’ no canto superior esquerdo”.

Para ativar o detector, inicie o aplicativo Apple Watch no iPhone e selecione a guia “meu relógio” no canto inferior esquerdo. Em seguida, deslize para baixo e clique em “SOS”. Por fim, arraste o botão para o lado na opção “detector de queda”.

O “SOS” também armazena seus dados da ficha médica e contatos de emergência, para enviar uma mensagem após acionar a ambulância. Além disso, o aplicativo de saúde no iPhone ainda conta com um histórico de quedas.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas