Tecnologia

Apple Watch Series 9 traz acionamento “double tap” e integração com a Siri

Novo relógio inteligente da maçã aciona funções na tela quando o usuário faz movimento de pinça com os dedos. Confira o que há de novo
Imagem: Reprodução/YouTube

Como esperado, o evento da Apple desta terça-feira (12) começou com a apresentação do mais novo relógio inteligente da maçã, o Apple Watch Series 9.

O principal destaque do lançamento fica com a função “double tap”. Ela vai permitir acionar a tela do smartwatch sem tocá-la, apenas fazendo um movimento de pinça – unindo o dedão e o indicador da mão do relógio duas vezes.

Será possível controlar o botão primário do aplicativo ou widget que está na tela. Isso envolve pausar um alarme ou temporizador, ou atender uma ligação, por exemplo.

A Apple destaca que o movimento será útil em situações em que as mãos do usuário já estão ocupadas, como quando alguém está andando com o cachorro ou segurando um copo de café, por exemplo.

Mas como, afinal, esse acionamento acontece? O Apple Watch Series 9 o acelerômetro, giroscópio e o monitor de frequência cardíaca para detectar pequenas mudanças no fluxo sanguíneo na ponta dos dedos. Essa variação é que ativa o botão na tela.

“Hey, Siri”

Outra adição interessante envolve a integração com a Siri, que terá suporte nativo no Apple Watch Series 9. Com isso, será possível acionar a assistente de voz para questionar sobre o sono, calorias gastas, ter um relatório de saúde a partir de comandos de voz.

A função estará disponível em inglês e mandarim ainda este ano, e deve chegar para mais idiomas (incluindo o português) nos próximos meses.

Tela destaca as principais novidades do Apple Watch Series 9. Imagem: Reprodução/YouTube

Funções de aproximação

O Apple Watch Series 9 ganhou algumas funções interessantes que envolvem a aproximação e a busca com precisão. Agora será possível, por exemplo, obter feedbacks visuais e auditivos durante a procura pelo seu iPhone perdido. Ao se aproximar do smartphone com a função ativa, o usuário vai ler na tela a distância em metros e a direção até o aparelho. Essas pistas existem até mesmo caso o dispositivo esteja em outra sala, por exemplo.

O HomePod, speaker da Apple, também vai lançar na tela do relógio sugestões sobre o que fazer, informações sobre o clima, notícias e mais quando um usuário se aproximar de um ponto da casa onde o assistente está instalado.

Widgets em foco

O sistema watchOS 10 terá foco em widgets customizáveis, que serão possível acessar deslizando a tela. Uma dessas funções de machine learning envolvem o widget “Smart Stack”, que será capaz de aprender a sugerir quais widgets devem ser mais importantes para quem usa ao longo do dia e fazê-los aparecer na tela nos momentos certos. 

Processamento e design

Vem com o chip próprio da Apple (S9 Sip), e tem 5.6 bilhões de transistores – 60% mais que o Apple Watch Series 8. Além disso, o GPU promete ser 40% mais rápido, performando tarefas que envolvam machine learning duas vezes mais depressa que a versão anterior.

A bateria tem autonomia de 18 horas de uso comum, e a tela será de 2000 nits de brilho. Esse total pode chegar a 1 nit (praticamente apagado), o que facilitará o uso situações de salas escuras ou situações com pouca luz.

Outra mudança envolve o botão lateral: pressionar uma vez leva ao centro de controle. Duas vezes, vai para a Apple Wallet e pagamentos usando NFC.

Disponível em pré-venda nos EUA a partir desta terça-feira (12) o modelo chegará aos primeiros consumidores no dia 22 de setembro. São quatro cores diferentes: rosa, alumínio, vermelho, starlight (bronze) e midnight (preto), além de cases de metal nas cores dourado, prata e grafite. O preço: do Watch Series 9 é de US$ 399. 

Apple Watch Ultra 2

A linha “Ultra” tem destaque por ser uma versão bombada do Apple Watch, acumulando funções que o permitem ser usado durante exercícios intensos ou situações mais extremas — como altitude, baixas temperaturas e mais.

O sucessor Apple Watch 2 ganhou mais algumas funções em comparação à versão anterior, e incorpora o “double tap” do Apple Watch Series 9.

Com 3000 nits, (o mesmo do iPhone 15) a tela é a mais brilhante de um relógio já feita pela Apple. A nova versão ativa o “Night mode” automaticamente, trocando a máscara da tela e a forma como as estatísticas aparecem para o usuário no cair da tarde.

A duração média da bateria é de 36 horas, se estendendo a até 72 horas no modo de economia de bateria. O Watch Series Ultra 2 sai por US$ 799.

Você pode assistir à transmissão que anunciou o Apple Watch Series 9, Ultra 2 e o iPhone 15 no link abaixo.

 

Guilherme Eler

Guilherme Eler

Editor-assistente do Giz Brasil, são-carlense e vascaíno. Passou pelas redações de Superinteressante, Guia do Estudante e Nexo Jornal.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas