Aparelho do passado: aristocrata do século 17 usava fios de ouro para prender os dentes

Mulher que faleceu no ano de 1619 também levava em sua boca uma prótese feita de marfim de elefante - e provavelmente era estressada
Aparelho do passado: aristocrata do século 17 usava fios de ouro para prender seus dentes
Imagem: Laval Museum Collection/Rozenn Colleter, Inrap/Reprodução

Em 1988, arqueólogos encontraram em Chateau de Laval, no noroeste da França, um corpo que pertenceu a uma aristocrata francesa. A mulher desenterrada chamava Anne d’Alegre, e morreu em 1619. 

Na época, os cientistas perceberam algo curioso: a arcada dentária contava com fios de ouro emaranhados, que pareciam segurar os dentes. Mas faltava tecnologia para realizar análises aprofundadas.

Hoje, o cenário é outro. Uma equipe do Instituto Nacional Francês de Pesquisa Arqueológica Preventiva revisitou o corpo de Anne e descobriu que a mulher sofria de uma doença que estava afrouxando sua dentição. 

Exames de raio-X revelaram que os fios de ouro foram utilizados para unir e apertar os dentes. O estudo completo foi publicado no Journal of Archaeological Science: Reports.

Segundo os pesquisadores, os fios de ouro precisaram ser reapertados ao longo dos anos, o que não foi tão benéfico assim. Apesar do sorriso intacto, os dentes vizinhos se desestabilizaram durante as manutenções e todo o procedimento parece ter causado dores na aristocrata. 

Essa não foi a única intervenção odontológica pela qual Anne passou. Sua boca guardava também um dente artificial feito de marfim de elefante, o que foge do comum, já que o popular para a época eram as próteses com matéria prima retirada de hipopótamos. 

Na época, a aparência física era relacionada ao seu valor e posição na sociedade, o que pode ter incentivado Anne a passar pelos procedimentos e aguentar a dor. 

A mulher era uma huguenote (protestante francesa), que lutou contra os católicos nas guerras religiosas do país no final dos anos 1.500. De acordo com os pesquisadores, a arcada dentária sugere que a aristocrata passou por muitas situações de estresse durante a vida

Carolina Fioratti

Carolina Fioratti

Repórter responsável pela cobertura de saúde e ciência, com passagem pela Revista Superinteressante. Entusiasta de temas e pautas sociais, está sempre pronta para novas discussões.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas