Arqueólogos acham fortaleza escondida em floresta na Romênia

Os arqueólogos descobriram um assentamento neolítico similar a uma fortaleza sob uma floresta no nordeste da Romênia.
Arqueólogos usaram LiDAR para descobrir fortaleza de cinco mil anos na Romênia
Imagem: Vasile Diaconu/Divulgação

Arqueólogos usaram a tecnologia LiDAR para descobrir uma fortaleza de cinco mil anos escondida sob uma floresta na Romênia.

LiDAR (light detection and ranging) é um dispositivo remoto de detecção e alcance de luz para identificar lugares cobertos por florestas. O LiDAR usa a luz na forma de um pulso de laser para medir alcances, ou distâncias variáveis, de sensoriamento da Terra.

Nos últimos anos, a tecnologia ajudou arqueólogos a descobrirem cidades perdidas na Amazônia, no México.

Agora, o LiDAR ajudou arqueólogos a descobrirem um assentamento fortificado, similar a uma fortaleza, sob uma floresta no distrito histórico de Neamț, no nordeste da Romênia.

O trabalho é uma parceria entre a empresa Geocad e o Instituto Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento de Física Terrestre da Romênia.

Resultados das análises de LiDAR. Imagem: Vasile Diaconu/Divulgação

De acordo com um comunicado à imprensa, os arqueólogos usaram drones com LiDARs para descobrir a antiga fortaleza sob a floresta na Romênia.

Importância da descoberta

A descoberta é importante pela idade da fortaleza. De acordo com os arqueólogos, assentamentos fortificados com cerca de cinco mil anos são do período de transição entre o Neolítico e a Idade de Bronze.

Vasile Diaconu, um dos arqueólogos responsáveis pela descoberta, afirmou que as observações do LiDAR mostram que as fortalezas ficavam em regiões altas devido à boa visibilidade.

Além disso, essas fortalezas eram reforçadas por valas, visando aprimorar a capacidade defensiva de uma sociedade.

“Análises de campo mostram que algumas dessas valas tinham dimensões impressionantes, ultrapassando centenas de metros. Desse modo, era necessário um considerável esforço humano na construção”, afirmou Diaconu.

Além disso, os arqueólogos ressaltam que a descoberta da fortaleza usou a mesma tecnologia não invasiva que examinou outra fortaleza da Romênia.

“Somente com o uso de tecnologias modernas, conseguiremos entender melhor as complexidades de sítios arqueológicos”, finalizou Diaconu.

Por fim, uma curiosidade: a empresa Geocad, que forneceu o LiDAR aos arqueólogos, pertence a Vlad Dulgheriu, um ex-aluno de Vasile Diaconu. Portanto, o interesse do ex-aluno pelo trabalho do professor possibilitou a descoberta.

Pablo Nogueira

Pablo Nogueira

Jornalista e mineiro. Já escreveu sobre tecnologia, games e ciência no site Hardware.com.br e outros sites especializados, mas gosta mesmo de falar sobre os Beatles.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas