_Arqueologia

Arqueólogos desenterram em Praga estrutura mais antiga que pirâmides

Com 55 metros de tamanho, construção misteriosa é a evidência mais antiga de obras arquitetônicas em solo europeu

Arqueólogos desenterram em Praga estrutura mais antiga que pirâmides

Imagem: Czech Academy of Sciences/Divulgação

Arqueólogos conseguiram escavar boa parte de uma misteriosa construção de pedra nos arredores de Praga, capital da República Tcheca. Estima-se que ela foi construída há mais de 7.000 anos.

A estrutura é conhecida como “roundel”, uma edificação circular que data do Período Neolítico, entre 4600 e 4900 a.C. A efeito de comparação, a Grande Pirâmide de Gizé foi construída em torno de 2600 a.C. e Stonehenge, no Reino Unido, a partir de 3100 a.C.

Somente na Europa, cerca de 200 roundels já foram encontrados, sendo que 35 deles estão localizados na República Tcheca. Elas são a evidência mais antiga de obras de arquitetura em solo europeu.

No caso da construção recém-desenterrada, ela está localizada no distrito de Vinoř, e mede 55 metros de diâmetro. Ela chamou a atenção não apenas pela antiga idade e por estar bem preservada, mas também por ter um desenho incomum, com três entradas separadas.

Segundo os pesquisadores, foram encontrados no local fragmentos de cerâmica, ossos de animais e ferramentas de caça. Além disso, o local conta com restos intactos de valas de paliçada nas quais a estrutura central foi construída.

Essas construções eram formadas por vários postes de madeira colocados lado a lado sobre uma base de pedra para formar uma espécie de trincheira circular. Suspeita-se que esses postes possam ter sido a base de uma estrutura mais complexa, com paredes rebocadas com barro e talvez até com telhados.

Vista aérea do roundel de Vinoř, na República Tcheca. Imagem: Czech Academy of Sciences/Divulgação

Outro fato curioso é que eles parecem ter sido construídos ao longo de um curto período — entre 200 e 300 anos — e depois foram abandonados. “Houve simplesmente algum tipo de mudança social, onde os roundels não podiam mais cumprir a função que tinham antes e eles simplesmente pararam de ser usados”, disse o arqueólogo Jaroslav Řídký, durante entrevista a uma rádio.

Uso ainda é mistério

Os primeiros roundels foram descobertos na segunda metade do século 19. Porém, foi somente a partir da década de 1980 que eles passaram a ser descobertos em maior número com o auxílio de aviões e drones. O maior já encontrado tinha cerca de 240 metros de diâmetro, na cidade tcheca de Kolín.

Por enquanto, a finalidade dos roundels ainda é objeto de estudo. Os arqueólogos acreditam que elas possam ter servido como centros de comércio ou para realizar rituais, como ritos de passagem, por exemplo.

Há também a possibilidade de que o local tenha sido utilizado para fazer observações astronômica. É o caso do roundel Goseck Circle, localizado na Alemanha. Esta estrutura foi reconstruída recentemente com estacas de madeira para formar uma cerca que marca a forma da estrutura original, como visto na imagem abaixo:

Imagem: Pierre Lesage/Flickr

Sair da versão mobile