_Ciência

Arqueólogos encontram 400 sarcófagos e coleção de estátuas em Saqqara, no Egito

O Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito revelou 150 estátuas de bronze e 250 sarcófagos ainda selados de 2,5 mil anos; veja fotos

Sarcófagos Egito

Imagem: Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito/Reprodução

Nesta segunda-feira (30), o Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito divulgou um novo tesouro encontrado na necrópole de Saqqara, no sul do Cairo. Entre as revelações, estão 150 estátuas de bronze e 250 sarcófagos ainda selados de 2,5 mil anos. 

As estátuas de tamanhos variados remetem a deuses do passado, como Anúbis, Ísis e Osíris. Também foram revelados no local vasos de bronze que podem ter sido utilizados durante rituais de oração. 

Os caixões, feitos de madeira colorida, contam com múmias bem preservadas em seu interior. Eles devem ser encaminhados para o Grande Museu Egípcio, perto do planalto de Gizé, planejado para ser inaugurado este ano, após vários adiamentos.

Foi encontrado ainda no local um papiro de nove metros que pode conter trechos do Livro dos Mortos egípcio – um conjunto de escritas com o objetivo de ajudar os falecidos em sua “jornada” para a vida após a morte. O documento foi transferido para o laboratório do museu egípcio da praça Tahrir, no Cairo, para ser restaurado e analisado.

A missão está em andamento desde 2018. Máscaras de madeira ornamentadas com tinta dourada, estatuetas de gatos e outros itens que remontam ao Período Tardio do Egito também foram revelados nesse processo. Veja fotos:

Sarcófagos do século 5 a.C. revelados na necrópole de Saqqara. Imagem: Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito/Reprodução

Estatuetas de deuses do Antigo Egito encontradas por arqueólogos em Saqqara. Imagem: Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito/Reprodução

Estatueta de gato revelada durante missão arqueológica no Egito. Imagem: Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito/Reprodução

O sítio arqueológico de Saqqara integra a lista de patrimônios mundiais da Unesco. Arqueólogos já haviam anunciado no início de 2022 a descoberta de cinco tumbas, estátuas e objetos de cerâmica encontrados na necrópole que remontam a 4 mil anos atrás. Confira aqui.

Sair da versão mobile