Ciência

Arqueólogos encontram piso antigo feito de ossos na Holanda

O uso de ossos em pavimentos era comum no século 15, mas o local onde os arqueólogos encontraram o piso de ossos é do século 17; saiba detalhes
Imagem: Prefeitura de Alkmaar/Divulgação

Durante uma escavação para trabalhos de restauração em uma cidade da Holanda, arqueólogos encontraram um piso parcialmente feito de ossos de animais.

Black Friday
PlayStation®5 Slim Edição Digital com 2 Jogos
R$ 3.548

A descoberta incomum ocorreu em Achterdam, que não é a capital dos Países Baixos, mas, sim, um distrito da luz vermelha da cidade de Alkmaar, na província da Holanda do Norte.

Aliás, o piso feito de ossos que os arqueólogos encontraram no famoso distrito se mistura com azulejos que substituíram os ossos.

No último dia 13, a prefeitura da cidade revelou que os ossos que compõem o piso são de animais bovinos, especificamente metacarpos e metatarsos, presentes nos membros inferiores dos animais. Além disso, todos os ossos foram cortados no mesmo tamanho e serviam para tapar buracos.

A técnica de construção do piso sugere um trabalho meticuloso, mas o propósito do piso de ossos ainda é incerto.

Mistérios do piso de ossos na Holanda

Segundo os arqueólogos, os ossos no piso tinham um motivo especial, talvez porque o design encaixava perfeitamente em qualquer tipo de construção. No entanto, também há a hipótese de que os ossos eram uma opção mais barata para tapar buracos em pisos de azulejo.

Além disso, a data da construção do piso também é um mistério para os arqueólogos, embora o uso de ossos de animais em pavimentos fosse comum no século 15.

A casa onde os arqueólogos encontraram o piso de ossos foi construída em 1609, ou seja, no século 17. Desse modo, a hipótese é que a construção da casa ocorreu sobre um piso que já existia.

Aliás, o piso de ossos apresentava sinais de desgaste não apenas pelo uso, mas, também, pelo processo de construção.

Por isso, os arqueólogos planejam continuar as investigações no piso para determinar se os ossos se estendem para além do local onde acharam o piso.

Assine a newsletter do Giz Brasil

O Giz Brasil pode ganhar comissão sobre as vendas. Os preços são obtidos automaticamente por meio de uma API e podem estar defasados em relação à Amazon.
Pablo Nogueira

Pablo Nogueira

Jornalista e mineiro. Já escreveu sobre tecnologia, games e ciência no site Hardware.com.br e outros sites especializados, mas gosta mesmo de falar sobre os Beatles.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas