Ciência

Arqueólogos encontram vítimas do Vesúvio tentando salvar moedas e joias

Segundo o diretor do Parque Arqueológico de Pompeia, Gabriel Zuchtriegel, a descoberta é uma ótima oportunidade para analisar o contexto da antiga cidade
Imagem: Parque Arqueológico de Pompeia/Divulgação

Durante a escavação mais recente em Pompeia, na Itália, arqueólogos encontraram dois esqueletos de vítimas do vulcão Vesúvio ao lado de moedas e joias.

whatsapp invite banner

DESCONTÃO: Galaxy A35 com 41% OFF na Amazon (por tempo limitado)
Celular tem tela 120 Hz, câmera de 50MP, design em vidro e 4 atualizações Android
R$ 1.549

Como estavam as vítimas do Vesúvio

Na última segunda-feira (12), o Parque Arqueológico de Pompeia anunciou a descoberta. De acordo com a instituição, os esqueletos eram de um homem e uma mulher que foram vítimas do Vesúvio.

Moedas encontradas com vítimas do Vesúvio

Imagem: Parque Arqueológico de Pompeia/Divulgação

Os esqueletos foram encontrados em um cômodo que, possivelmente, era o quarto das vítimas. O esqueleto da mulher estava em uma cama ao lado de uma coleção de moedas de ouro, prata e bronze, bem como um par de brincos de pérola e outras joias.

Segundo os arqueólogos, que o casal morreu no cômodo após a destruição do local pela erupção do Vesúvio.

O Parque Arqueológico de Pompeia revelou que os arqueólogos encontraram as ossadas durante uma escavação da região IX de pompeia. O local é o principal foco dos arqueólogos há alguns anos, pois é o menos explorado.

A região corresponde a um dos nove bairros que faziam parte da cidade de Pompeia, no sul da Itália.

Similarmente a outras estruturas descobertas em Pompeia, a casa onde os arqueólogos acharam os esqueletos das vítimas do Vesúvio – e as moedas – era um complexo arquitetônico. 

Além disso, segundo comunicado do Parque Arqueológico, o quarto onde as vítimas estavam era um cômodo temporário usado durante a reforma da casa.

Os arqueólogos acreditam que as duas vítimas se trancaram no quarto para se proteger da chuva de cinzas do Vesúvio.

No entanto, eles não conseguiram sair do quarto e foram soterrados pelo fluxo piroclástico que invadiu o local. O quarto também continha móveis e outros artefatos, como vidro e cerâmica.

Segundo o diretor do Parque Arqueológico de Pompeia, Gabriel Zuchtriegel, a descoberta das mais recentes vítimas do Vesúvio é uma ótima oportunidade para analisar o contexto da antiga cidade. 

“A escavação foi um trabalho conjunto de arqueólogos, antropólogos e vulcanologistas para reconstruir os últimos momentos das vidas de homens, mulheres e crianças que morreram devido a um dos maiores desastres naturais da antiguidade.”

Assine a newsletter do Giz Brasil

O Giz Brasil pode ganhar comissão sobre as vendas. Os preços são obtidos automaticamente por meio de uma API e podem estar defasados em relação à Amazon.
Pablo Nogueira

Pablo Nogueira

Jornalista e mineiro. Já escreveu sobre tecnologia, games e ciência no site Hardware.com.br e outros sites especializados, mas gosta mesmo de falar sobre os Beatles.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas