_Arqueologia

Arqueólogos liberam imagens de tumbas recém descobertas no Egito

Os túmulos bem preservados foram encontrados na necrópole de Saqqara, ao sul do Cairo. Veja as fotos

Tumbas Egito

Imagem: Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito/Reprodução

Neste mês, arqueólogos abriram as portas de cinco tumbas antigas encontradas na necrópole de Saqqara, no Egito. As escavações, comandadas pelo Conselho Supremo de Antiguidades do país, estavam sendo feitas desde setembro de 2021.

As tumbas estavam escondidas a uma profundidade de seis metros. Seus poços funerários estavam bem pintados e decorados, com inscrições hieroglíficas e imagens de animais sagrados em suas paredes. 

Além disso, foram encontrados outros itens de vida após a morte usados na cultura egípcia, como pequenas estátuas e objetos de cerâmica. Os grandes caixões encontrados por lá eram constituídos de pedra ou madeira.

Mostafa Waziry, secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito, segura estatueta encontrada em tumba na metrópole de Saqqara, Egito. Imagem: Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito/Reprodução

Poços funerários encontrados em Saqqara estavam localizados a seis metros de profundidade do solo. Imagem: Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito/Reprodução

De acordo com o Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito, as tumbas datam de quase 4 mil anos atrás –remetendo ao Império Antigo e ao Primeiro Período Intermediário. 

Os túmulos parecem ter pertencido a três homens e duas mulheres. Todos eram funcionários de alto status, como governantes regionais ou supervisores de palácios.

O sítio arqueológico de Saqqara fica dentro da Antiga cidade de Mênfis, ao sul do Cairo. Os arqueólogos pretendem continuar explorando a região.

Sair da versão mobile