_Ciência

Arqueólogos revelam vinícola romana luxuosa do século 3

Ministério da Cultura da Itália identificou a vinícola romana com revestimentos em mármore que funcionou há 1,8 mil anos

Arqueólogos encontram vinícola romana de 1.800 anos

Imagem: S. Castellani/Reprodução

Pesquisadores do Ministério da Cultura italiano encontraram o que parece ser uma vinícola romana luxuosa que funcionou há 1,8 mil anos. A equipe fez escavações na Villa dos Quintílios, construída pelos irmãos e cônsules romanos Sexto Quintílio Máximo e Sexto Quintílio Condiano.

A vinícola data de meados do século 3. Os antigos a construíram sobre os portões de um antigo circo para corridas de bigas, que funcionou durante o reinado de Cômodo, o imperador gladiador. O estudo completo foi publicado na revista Antiquity.

Segundo os arqueólogos, o complexo contava com uma área de pisa de uvas, dois lagares, uma cuba para coletar o mosto (suco das uvas junto com suas cascas, sementes e engaços) e uma adega com potes de barro para armazenamento e fermentação.

A construção chama a atenção pelo luxo. Quase todas as áreas de produção possuem revestimento com ladrilhos de mármore, até mesmo a área de pisa. O material escorregadio dificulta o trabalho, mas eleva o status do local. 

As prensas mecânicas de alavanca, que pressionam a polpa da uva já pisada, também chamam a atenção pelo tamanho. O suco de uva produzido jorrava como uma fonte através de uma fachada, o que transformava toda a produção em um grande espetáculo.

Os antigos revestiram originalmente a fachada da vinícola romana com um folheado decorativo de mármore branco, preto, cinza e vermelho. A equipe encontrou algumas peças presas na parede, enquanto outras estavam soltas nas camadas escavadas.

Os cientistas sugerem que o antigo imperador tenha assistido ao show com sua comitiva. Enquanto a produção acontecia, eles comiam e degustavam o mosto recém-prensado. 

Sair da versão mobile